TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA PENHA

Alienação/Mídia

 

São Paulo

2013

Amanda Castello

Kimberlly Cangussu

Luisa Melo

Alienação/Mídia

Trabalho apresentado ao Professor Flavio

da disciplina de Filosofia, números 02, 23 e 25

série 2º L , turno noite

referente ao 4º bimestre.

 

São Paulo

2013

  • TEMA: ALIENAÇÃO/MÍDA

  • JUSTIFICATIVA E IMPORTANCIA DO TEMA ESCOLHIDO

Escolhemos o tema mídia pois, segundo o seu propósito original e definição, serve para informar a população. Entretanto, assim como cada pessoa que sobe ao poder corre risco de ceder à corrupção, há o perigo de que aqueles com o dever de informar sucumbam à tentação da manipulação, dando destaque a apenas aquilo que lhe apraz e tentando esconder o que lhe incomoda. E isso, muitas vezes, acontece.

A alienação da mídia ocorre quando se sobrepuja algo de real importância por um fato irrelevante. Em um jornal televisivo, por exemplo, gasta-se um grande tempo discutindo sobre futebol e casos isolados, em vez de mostrar o que realmente se passa dentro do Congresso Nacional.

É claro, há exceções. Ainda existem redes de informação confíavéis, que se atentam ainda ao principal objetivo da mídia. Não são todos que participam desse "jogo de poder", em que os partidos eleitorais e os políticos são favorecidos de acordo com o desejo do jornal de um canal da televisão, de uma revista ou estação de rádio.

Nota-se, portanto, que a alienação pela mídia realmente existe; embora não seja um conceito que se aplica a todas as redes. Então, deve-se sempre ler as notícias em mais de um lugar, para que se possa refletir e concluir, pois só é alienado aquele que é ignorante e está confortável diante da situação atual.

  • OBJETIVOS GERAIS DO TRABALHO

Alertar a Alienação que a mídia provoca de formas diretas ou indiretas pois assim diminui a capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por si próprio. Os indivíduos alienados não têm interesse em ouvir opiniões alheias, acreditam somente no que a mídia transmite portanto o objetivo do trabalho é abordar de um forma geral como a mídia essa alienação.

  • MOTIVAÇÕES E INTERESSES

A principal motivação e interesse do grupo em abordar esse tema foi pela preocupação que tivemos com o assunto, pois estamos cada vez mas alienados e não nos procupamos com os danos que a mídia nos traz.

  • MENSAGEM QUE O GRUPO DESEJA TRANSMITIR

A mensagem que o grupo deseja transmitir é de prevenção contra todos os tipos de alienação inclusive a que a mídia nos traz.

  • DESAFIOS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Há dificuldades em abordar esse tema pela maioria da população já ter consciência da alienação que existe na mídia, porem fechar os olhos diante do problema.

  • EXPECTATIVAS

A expectativa das integrantes do grupo na realização do trabalho é que a população se alerte em relação a mídia, diminuindo assim, a alienação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com