TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropofobia

Artigo: Antropofobia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Artigo  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

ANTROPOFOBIA-de Juvenal Arduini

________________________________________

A decisão foi tomada pelo mundo oficial da França. A culta França que Tristão de Ataíde, certa vez, qualificou de Grécia do século XX. O ministro da Educação, René Haby, decretou a redução dos estudos de Filosofia na França. A reforma levantou logo protestos em todo o pais. Pois os franceses sabem o quanto sua cultura deve à Filosofia. Ainda hoje as grandes figuras da cultura francesa como Michel Foucault, Lacan, Barthes, Morin, Lévi-Strauss, oferecem ao mundo uma contribuição de alto valor por causa da formação filosófica que lhes alicerça as pesquisas originais.

A redução dos estudos filosóficos estreita o horizonte cultural. E mais. Desestimula a formação de professores de filosofia, porque não vão encontrar campo para o magistério nessa área. E assim, a reflexão filosófica sistemática vai se empobrecendo cada vez mais. A atitude de Haby não é única. Encontra exemplares em outros países que experimentam as mesmas motivações e padecem os mesmos receios. O motivo vale mais do que o fato. E qual o motivo que levou a essa decisão? Uma das razões apresentadas foi a verificação de que os estudantes de Filosofia é que encabeçaram e movimentaram a contestação de 1968.

Outro motivo é o reconhecimento de que o estudo da Filosofia leva as pessoas a uma consciência crítica mais exigente. A Filosofia desperta a interrogação, aprofunda a reflexão, pesquisa motivos ocultos, reinterpreta fatos, questiona regimes políticos, condições econômicas, estruturas sociais. Ridiculariza justificativas aparentes ou falsas. Instaura o chamado segundo discurso. Após afirmações dogmáticas, a Filosofia introduz a dúvida. Após colocações aparentemente definitiva, ela promove a avaliação de significados e vàlores. Mantem vigilante a função crítica. Os setores fi1ósóficos abrem fendas nos sistemas fechados, revelam outra versão da História fermentam a libertação. E isso incomoda a muitos. E isso não interessa ao mundo oficial, aos padrões estabelecidos, aos sistemas dominantes.

E o instinto de defesa sugere logo a eliminação do incômodo. O primeiro passo é estancar a reflexão, é suprimir a crítica. Mas, o refletir, o questionar, o ser consciente, o criticar constituem a dimensão especificamente humana. O homem é o ser que emerge da inconsciencla. "E o primeiro emancipado da criação" diz Herder, é o ser que se define pelo "ver" atesta "O Fenômeno Humano". Ao promover o perguntar, o reinterpretar, o criticar, o re-significar, a Filosofia está promovendo e aprofundando o próprio ser do Homem. Nessa perspectiva, reduzir a Filosofia é reduzir o Homem. Tentar extinguir a reflexão filosófica é encaminhar a extinção do Homem.

Calar a Filosofia é calar o Homem. Abolir o risco da Filosofia é abolir o risco de ser Homem. Quando pensar se torna ameaça é que o Homem se tornou incômodo. Teme-se o Homem. Vive-se a era da Antropofobia. O medo do Homem. Então, é preciso exilá-lo. E preciso desembaraçar-se do próprio Homem. Pois é tão agradável contar apenas com servos e lacaios. E tão prático tratar com executivos e funcionários bem treinados.

E tão funcional cadenciar os sincerros na "Fazenda Modelo". A ordem da peça humana na engrenagem da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com