TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropoligia

Ensaios: Antropoligia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Reflita sobre a seguinte afirmação:

O dualismo é uma concepção que está sempre presente na concepção antropológica.

Assinale a resposta INCORRETA:

a) A posição de Santo Tomás é clara: o homem não pode ser explicado como a união de duas partes: a orgânica e a espiritual. Para os clássicos, o ser humano é uma reunião substancial desses dois princípios (um opera em relação ao outro).

b) Na obra de Tomás de Aquino,fica evidente a importância da unidade essencial do homem. É conhecida a expressão de Tomás de Aquino sobre a matéria: est principium individuationis, que indica que o que determina a individualidade no homem é a matéria (totalidade biológica), sendo este seu constitutivo essencial.

c) Qualquer forma de dualismo antropológico (como a de Platão ou de Descartes) é refutada pelos investigadores atuais da Antropologia Filosófica.

d) O dualismo é uma concepção que está sempre presente na antropologia grega. Os filósofos "pitagóricos gregos" (Platão, Aristóteles, Zenão, no período seguinte Agostinho, os escolásticos etc.) pensavam a alma separada do corpo. Esta, que era imortal, vinha do céu e caía na Terra para entrar no corpo, ao qual ficava atada. Por isso, eles buscavam, com a "liberação do corpo", o "retorno".

2 – Gevaert (1995) explica que o termo "espírito" é umtermo "complicado" por ser vago e impreciso. Muitas vezes, expressa um fenômeno vital concreto, "hálito", e, outras vezes, um princípio exclusivamente humano, "atman", "pneuma", "spiritus" etc. Sobre esse tema, assinale a resposta INCORRETA.

a) O espírito é a dimensão constitutiva que diferencia o humano do resto da criação. O espiritual é a dimensão própria do homem. Aristóteles diz que o espírito que vem de fora é thyrathen.

b) Os pensadores da antropologia filosófica contemporânea, como Scheler, Mondin e J. Jolif, defendem que o corpo, como o espírito,são sistemas completos. Ambos, corpo e espírito, são substâncias concretas.

c) São muitos os teólogos que definem o homem como o resultado da imersão do espírito na matéria. A maioria defende a ideia que não é imersão acidental e sim substancial, e, a partir dessa característica ontológica, o homem é uma pessoa espiritual.

d) A Antropologia Filosófica contemporânea defende como princípio que o que caracteriza a pessoa espiritual é a capacidade que esta possui para se distanciar da dimensão psicofísica, esse "sair de si".

3 – O homem tem uma natureza que é universal a todos os homens. Entretanto, ele não é uma realidade estática, pois o homem concreto é um ser dinâmico que forja sua personalidade na existência. Partindo dessa reflexão, analise as alternativas seguintes e indique a única que a complementa corretamente.

a) Desde Santo Tomás, os pensadores cristãos defendem que todos os homens nascem como uma folha em branco, sendo que a sociedade os modela.

b) Ao ler o conteúdo da unidade, podemos afirmar que existe algo que se destaca do puramente sensitivo e do anímico: o princípio espiritual, que é de natureza evolutiva.

c) As características humanas denotam a existência de um Centro Espiritual ou Alma Espiritual.

4 – Viktor E. Frankl (2003) explica o homem como um ser condicionado e afirma que é o resultado da reunião de vários fatores que respondem a leis – como a da causalidade, a da semelhança etc.

5 – Você considera que o ser humano, para configurar sua personalidade, precisa das outras pessoas ou que, pelo contrário, por ser espiritual, ele é independente onticamente e todo o processo é de sua exclusiva responsabilidade?

Respostas

1 – d.

2 – b.

3 – c.

4 – Para configurar sua personalidade, o ser humano precisa do suporte, ou seja, da cooperação que as outras pessoas proporcionam.

5 – Sim, pois após atingir sua maturidade mental ele começa a agir e pensar com a razão.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »