TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristotelis

Tese: Aristotelis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

1. Localize as expressões coloquiais (gírias, regionalismos, expressões populares e as impropriedades gramaticais) utilizadas nos textos abaixo; depois, reescreva-os em linguagem formal.

a) Tendo em vista que é demais o que tá acontecendo aqui no setor, de uns dias pra cá, agora quem matar trabalho vai ter que se virar e providenciar atestado médico. Quem não dançar conforme essa música pode ter o dia de labuta descontado no salário. E isso tá na Lei.

R - Tendo em vista o exagero que está acontecendo no setor, há alguns dias, agora quem faltar ao trabalho irá ser responsável em providenciar atestado médico. Quem descumprir poderá ter o dia de trabalho descontado do salário. E isso conta em lei.

b) Essa convocação aqui tá chamando todos os delegados d o s i n d i c a t o p r a s e j u n t a r e m a o s o p e r á r i o s n a Assembleia Geral, na próxima sexta-feira, pra a gente discutir como dar fim nos abusos que estão acontecendo com os camaradas que trampam no chão da fábrica.

R – Convocam-se todos os delegados do sindicato para uma reunião com os operários na Assembléia Geral na próxima sexta – feira, para discutir uma solução nos abusos que acontecem com os funcionários da parte operacional da fábrica.

2. O texto seguinte é um comunicado-relato de fatos e decisões a ser remetido a um grupo de trabalho. Contudo, as informações estão apresentadas de forma excessivamente pessoal, de maneira que imprimem à mensagem caráter subjetivo e pouca credibilidade. Reescreva-o procedendo à impessoalização.

Como os senhores podem conferir comigo em registros disponíveis, não há concordância entre os números apresentados nos relatórios passados e os atuais saldos. Quando percebi essa discrepância, convoquei uma reunião com dirigentes, na qual expus toda a situação. Prontamente atenderam às minhas reivindicações e analisaram os documentos que estavam comigo. Assim, delibera- m o s o s e g u i n t e: a t é e u a p u r a r e e s c l a r e c e r o s f a t o s , f i c a m suspensas as atividades dos setores envolvidos.

R - Como os senhores podem conferir em registros disponíveis, não há concordância entre os números apresentados nos relatórios passados e os atuais saldos. Quando percebeu essa discrepância, convocou-se uma reunião com dirigentes, na qual se expôs toda a situação. Prontamente atenderam ás reivindicações e analisaram os documentos. Assim, deliberou-se o seguinte: Até que se apurem e esclareça os fatos, ficam suspensas as atividades dos setores envolvidos.

3 .Re e s c r e v a o s textos a s e g u i r, u t i l i z a n d o a e s t r a t é g i a d e impessoalização predefinida.

a) Impessoalize o texto, aplicando estruturas passivas com apagamento de agente.

Estou convocando os Senhores Acionistas a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, em que explicarei as novas normas em vigor para seus planos. Agradeço a todos.

R- Os Senhores Acionistas estão sendo convocados a participar da Assembléia Geral Extraordinária, em que as novas normas em vigor para seus planos serão explicados. Agradeço a todos.

b) Impessoalize com o uso da primeira pessoa do plural (nós).

Minha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com