TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa

Casos: Atividade Avaliativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  1.730 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – URUCUIA

Filosofia da Educação- Educação Física

Professor: FERNANDA DE SOUZA CARDOSO

Acadêmica: Lucimar Lourenço Gomes

Atividades de aprendizagem- AA

1) A reflexão filosófica não é uma reflexão qualquer. Ela apresenta aspectos específicos, tais como: radicalidade, rigor e globalidade. Comente cada um desses aspectos.

Radicalidade: Ser radical nesse sentido quer dizer ir até a raiz das questões, buscar os fundamentos ou como os gregos chamava arché (principio);

Rigor: Essa reflexão deve ser sistemática, seguindo critérios rigorosos e metodológicos com a finalidade de colocar em xeque todos os tipos de verdade absolutos;

Globalidade: procura alcançar o conjunto, expandindo o pensamento de modo a abarcar a maior quantidade, de aspectos do problema em questão.

2) De acordo com o que vimos em relação ao mito, não podemos afirmar que:

a) () Toda narrativa mítica carrega consigo uma tentativa de explicar o sentido da realidade.

b) ( ) Toda narrativa mítica fala de um princípio que originou este ou aquele ser.

c)(X ) O mito é apenas uma lenda, algo irreal, uma criação imaginária, apenas algo ligado a uma realidade fantasiosa.

d) ( ) Desde os tempos mais remotos, o mito é compreendido pelos homens como algo sagrado e, portanto, relacionado sempre com o divino.

e) ( ) O mito pode ser compreendido como uma narrativa popular ou literária, que coloca em cena seres sobre-humanos e ações imaginárias, para as quais se faz a transposição de acontecimentos históricos, reais ou fantasiosos.

3) No texto “Alegoria da caverna”, Platão procura demonstrar, por meio de uma metáfora, o grau de conhecimento que nós possuímos das coisas. A partir da perspectiva do filósofo podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas, exceto:

a) ( ) A caverna representa o mundo em que vivemos.

b) (x) Aqueles que continuam presos na caverna são mais capazes de conhecer o verdadeiro ser das coisas, pois vivem lá desde sempre.

c) ( ) O prisioneiro que se liberta e sai da caverna representa o filósofo.

d) ( ) As sombras das estatuetas são as coisas materiais e sensoriais que percebemos.

e) ( ) A luz exterior da caverna representada pelo sol é a luz da verdade inteligível que o filósofo persegue.

4) O filosofo René Descartes (2000) afirma que, para se chegar à verdade clara, distinta e indubitável, era necessário seguir rigorosamente as regras do método que ele havia criado. Primeiro a regra da Evidência, segundo a regra da Análise, terceira a regra da Síntese e, por fim, a regra do Desmembramento. Comente cada uma dessa regra.

Regra da evidência: Nunca aceitar algo como verdadeiro que eu não conhecesse claramente como tal; ou seja, evitar cuidadosamente a pressa e a prevenção, e de nada fazer constar de meus juízos que não se apresentasse tão clara e distintamente a meu espirito que eu tivesse motivo algum de duvidar dele.

Regra da análise: Dividir cada uma das dificuldades que eu analisasse em tantas parcelas quantas fossem possíveis e necessárias, a fim de melhor solucioná-las.

Regra da síntese: Conduzir por ordem meus pensamentos, iniciando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para elevar-me, pouco a pouco, como galgando degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e presumindo até mesmo uma ordem entre os que não se precedem naturalmente uns dos outros.

Regra do desmembramento: Efetuar em toda parte enumerações metódicas tão completas e revisões tão gerais nas quais eu tivesse a certeza de nada omitir.

5) O filósofo John Locke afirmava que, em relação ao conhecimento, quando nascemos “A mente é como um tábula rasa”. Diante disso podemos concluir que:

a)( X) Não há nenhuma ideia que possuímos que não tenha passado primeiro pelos nossos sentidos.

b) () Um ser humano pode nascer com ideias pré-concebidas na sua mente.

c) ( ) Existem ideias e princípios inatos.

d) ( ) O intelecto humano é capaz de forjar ou inventar (ou seja, criar) ideias.

e) ( ) A experiência não pode ser a fonte do nosso conhecimento, pois é somente a razão que nos fornece a matriz de qualquer ideia.

6) De acordo com o filósofo David Hume, nem sempre as mesmas causas produzem os mesmos efeitos. O que ocorre é que nós estamos habituados pela observação a perceber que há uma sucessão de consequências associadas a determinados fatos. Assim seria correto afirmar que:

a) ( ) Podemos ter a certeza absoluta de que o sol irá nascer todos os dias.

b) (x) O mais conveniente seria substituir toda certeza que temos pela probabilidade.

c) ( ) Temos certeza absoluta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com