TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 4 Ética E Filosofia

Monografias: Atps Etapa 4 Ética E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 4

Definir o que seja Ética, sem distingui-la, ainda, entre prática e filosófica torna se difícil o que nos faz considerá-la como uma ciência normativa, que estuda o que o homem deve ser em função daquilo que ele é. Seu objetivo é levar a humanidade à prática do bem. Trata-se, portanto, da ciência que regula o uso que o homem deve fazer de sua liberdade para atingir esse fim último. É nesse sentido que buscamos respostas para quem fiscaliza o certo e o errado de quem deveria prezar pelo Direito, pelas leis e a justiça frente à ética e a moral.

Este relatório poderia gerar uma monografia sobre essas questões de investigação de desembargadores, mas não se pode fazer desse péssimo exemplo uma negativa para a classe dos advogados e juristas, mas sim enriquecer a formação dos futuros profissionais da área para que num futuro próximo não cometam essas falhas degradantes ao Direito e seus profissionais.

O que evidencia nitidamente a necessidade da ética e base profissional forense que visa o comportamento individual de cada indivíduo. Este ao nascer vai sendo moldado pelos ensinamentos da família, sociedade, ou seja, pelas pessoas de seu convívio. Ao crescer, vai transportando essa moral, para uma ética pessoal que com certeza será a base do que este indivíduo mostrará em sua profissão, em sua conduta e ética profissional.

Um advogado de excelência precisa em primeiro lugar amar e ser dedicado ao que se faz ter criticidade, frente aos valores e princípios éticos, entender que a profissão escolhida deverá em primeiro plano atender o bem comum, saber trabalhar em equipe, pois ninguém faz tudo sozinho e somente depois visar os valores a serem recebidos pelo seu trabalho, ter vocação.

Na profissão forense é ainda mais amplo este pensamento, pois os profissionais do direito, devem ser mais dedicados, pois suas profissões são em favor da justiça, do bem social e comum, tratando-se da vida íntima das pessoas e de todos, da sociedade. É reconhecer sua profissão como um dom sem pensar em recompensas sejam elas quais forem.

Os princípios éticos violados com referência as investigações dos desembargadores foram com relação ao pessoal e profissional, o princípio da dignidade humana, honestidade e personalidade de cada indivíduo frente aos princípios morais e éticos.

O ato desconfiar é acreditar e depositar a alguém a nosso prisma para nos representar, como um político, advogado, dentre outros, esperamos que este proceda com dignidade e honestidade, sempre com clareza. Esperamos que este profissional trabalhe com ética visando o bem comum, que seus interesses pessoais não os tornem corruptos, deixando de exercer seu papel como no caso dos profissionais públicos e passando a visar somente o bem pessoal, porque é o mínimo que pode se fazer, trabalhar com honestidade, onde há ética, há honestidade. Com isso o profissional, será digno de confiança.

Exemplo este, citado na aula passada em sala, o do Juiz que por ventura veio a entrar com uma ação em cima da agente de trânsito que estava apenas exerceu a sua atividade diária.

Os profissionais, principalmente o de Direito sempre devem visar o bem comum, exercer com dignidade e clareza sua profissão visando o que é correto, pois ao escolher uma profissão, não se deve visar somente lucros e sim como no caso dos profissionais do direito, em exercer a Justiça. Não faz sentido uma pessoa que trabalha com a Justiça não fazer Justiça, e o que não é ético, não é justo e imoral.

O que deixa evidente o fato da não existência de uma ou outra profissão que possa vim a ser menos ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com