TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula

Dissertações: Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia Juridica

Plano de aula 8

Caso concreto 1

1) Rousseau é dos primeiros pensadores que teve a ideia de participação popular.

2) Não, divergência

Caso concreto 2

Sim, o texto mostrou a participação politica.

Rousseau defendia a participação popular na vida politica, e Locke defendia a proteção e a intervenção e garantir a proteção da propriedade.

Questões objetivas

1 - Como se sabe, a filosofia nasce a partir da transformação dos mitos gregos. Essa palavra, nos dias de hoje, têm significação semântica múltipla, mas para a filosofia ela tem um significado mais preciso. Neste sentido, após ler a s assertivas abaixo, assinale aquela que traduz uma visão INCORRETA acerca do mito:

a) O mito é um "relato das origens" e que, enquanto tal, tem uma função de instauração: só há mito se o acontecimento fundador não tem lugar na história, mas num tempo antes da história.

b) O mito diz sempre como nasceram as coisas, as instituições, as regras etc.

c) O mito exige sempre que a explicação seja coerente, lógica e racional.

d) O mito não se preocupa com as contradições, como o fabuloso e o incompreensível.

2 - Analise o texto abaixo enunciado, Revista Veja, Edição 1894, ano 38, nº9, 2 de março de 2005, Editora Abril, p.71, compare-o com a concepção platônica de poder e aponte para a questão correta.

"Meritocracia - Enquanto isso, na Palestina...diferentemente de certos países, o mérito definiu a escolha dos novos ministros".

"Os palestinos têm apenas um Estado em gestação, mas a qualidade de seu Ministério dá banho em países grandes e bem estabelecidos. Os ministros que tomaram posse na semana passada forma escolhidos com foco no mérito e na qualificação profissional. Cada um é especialista na área em que vai atuar e quase a metade possui doutorado."

a) Platão, por apoiar a meritocracia e também a forma democrática de poder, aproximaria-se da solução palestina.

b) Platão, como democrata, rejeitava a idéia de exercício de poder pelos mais preparados, o que o afastaria da solução palestina

c) Platão, com sua perspectiva aristocrática de poder, entendia que este deveria ser exercido pelos mais preparados intelectualmente, o que o aproxima da posição defendida pelos palestinos.

d) Platão, seguidor da Escola Sofista de pensamento, rejeitava qualquer decisão que não se baseasse na escolha popular. Por isso, não apoiaria a solução proposta pelos palestinos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com