TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 8 Completa

Ensaios: Aula 8 Completa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: CCJ0109 - FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

TÍTULO DA METODOLOGIA ESPECÍFICA

CASO CONCRETO 16

CLASSIFICAÇÃO DO MÉTODO

CASO CONCRETO

DESCRIÇÃO

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de realizar um estudo dirigido sobre os pontos fundamentais estudados.  As respostas devem ser consistentes e baseadas em pesquisa, contendo citações dos autores estudados. Sugere-se que o professor organize a turma em grupos para que cada grupo apresente suas respostas.

O professor poderá enriquecer com mais perguntas o seguinte estudo dirigido:

Estudo Dirigido ( AV2)

1. O que é filosofia? E quais as características da filosofia?Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. as principais características da Filosofia, que tem como fundamento a contemplação, o deslumbramento pela realidade, a vontade de conhecer, e como método primordial a rigosidade do raciocínio, para atingir a estruturação do pensamento e a organização do saber.

2. O que é Filosofia do Direito? Quais os objetos de investigação de uma Filosofia do Direito? Por quê?A Filosofia do Direito é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o Direito. Ela pode ser definida como o conjunto de respostas à pergunta “o que é o direito?”, ou ainda como o entendimento da natureza e do contexto do empreendimento jurídico.[1] Filosofia do Direito é o corpo de princípios lógicos, éticos e histórico-culturais que compõem oDireito. Logo, cabe à Filosofia do Direito indagar acerca da natureza do objeto e do estudo jurídicos, seus valores, sua legitimidade e seu desenvolvimento e vicissitudes ao longo dos anos. .

3. O que é Filosofia Política? Quais os objetos de investigação de uma filosofia política? Por quê?Na filosofia o conceito de política é o estudo do governo e da relação de indivíduos (ou famílias e clãs) para com as comunidades, incluindo o Estado. Ele inclui perguntas sobre a justiça, direito de propriedade, e os direitos e obrigações do cidadão. Política e ética são tradicionalmente assuntos inter-relacionados, pois ambos discutem a questão do que é bom e como as pessoas deveriam viver.o

4. Como a Antiguidade compreendeu a relação entre ética e política?

5. Como os conceitos de ética e política se articularam no pensamento de Platão e Aristóteles?

6.  O que podemos entender por jusnaturalismo moderno?

7. Elabore um quadro contendo as semelhanças e diferenças existentes no contrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com