TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 03 E 04 - Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Casos: Aula Tema 03 E 04 - Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

antropologia da educação!!!

Conhecendo as concepções da Antropologia vemos que é uma ciência que se dedica ao estudo mais aprofundado do ser humano. Um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (teoria, ciência, conhecimento).

Na nossa vida a questão antropológica é a primeira que se coloca nas nossas situações do cotidiano, mesmo não tendo a clara visão disso, porque todas as nossas formas de agir partem de uma ideia de humanidade que a elas se encontra subjacente. Os estudos sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica, estudado por grandes filósofos como o Heródoto que é considerado o pai da Historia e da Antropologia. No entanto, foi somente com o Movimento Iluminista no século XVIII que a antropologia se desenvolveu como ciência social, através do aprimoramento de métodos e classificações para a raça humana, os filósofos teorizavam sobre a educação como um tema decorrente do próprio filosofar e não como um projeto teórico especifico. Neste período, o relato dos viajantes, missionários e comerciantes sobre os hábitos dos nativos das novas terras descobertas e os debates sobre a condição humana, foi muito importante para o desenvolvimento dos estudos antropológicos.

Estudos relacionados ao ser humano e a diversidade cultural, envolve a integração de diversas disciplinas que procuram refletir sobre as dimensões biológicas, sociais e culturais, sendo elas a Antropologia Física ou Biológica que estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem; Antropologia Social, que analisa o comportamento do homem em sociedade, a organização social, política e instituições sociais; Antropologia Cultural investiga as culturas no tempo e espaço, envolvendo os costumes, mitos, valores, crenças, rituais, religião e língua, subdividindo-se em outras especialidades como: Etnografia, Etnologia, Arqueologia e Linguísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com