TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações do CNSS

Resenha: Ações do CNSS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Com a participação do país na segunda guerra mundial o governo sofre com o aumento de grandes situações contrárias, já existentes antes da guerra. E que ficam maiores com os efeitos da guerra, como o aumento da inflação e do custo de vida.

Os trabalhadores voltam a se organizar na luta antifascista e agora não de forma clandestina, criando em 1943 o movimento unificado dos trabalhadores (MUT). Como o governo estava enfraquecido e passando por uma série de dificuldades internas, abriu mão de certas ordens do sistema ditatorial e resolveu se adaptar a nova situação interna e internacional. Esse novo quadro favorece ao crescimento da luta reivindicatória, na luta por melhores salários e qualidade de vida.

Em 1946 o ministério do trabalho proíbe o MUT e cria uma série de intervenções nos sindicatos mais ativos. Em 1947 o partido comunista é colocado em ilegalidade e seus membros passam a ser perseguidos.

Com o fim da segunda guerra os países capitalistas centrais criam instituições sociais e assistenciais como forma de dominação e para se manter a ordem social. Essas instituições seriam implantadas no país como forma de instrumento politico e também como forma de se adaptar a nova transformação econômica-social desencadeada pelo sistema capitalista.

A primeira ação do governo federal foi o decreto de lei criando a organização nacional do serviço social, como modalidade de serviço público em nível nacional, estadual e municipal. Em conjunto com o ministério da educação e saúde o cria o conselho nacional de serviço social(CNSS), sendo um órgão de caráter particular e consultivo do governo o para estudar os problemas do serviço social. Sendo que o CNSS ficou muito prejudicado nas suas ações e não oi um órgão atuante. Q CNSS teve como marco principal a preocupação do Estado em centralizar e organizar projetos de assistenciais públicos e privados.

As ações do CNSS serão exercidas na prática pela legião braileira de assistência, criada a partir da participação direta do país na guerra , com o propósito de dar assistência as famílias das pessoas convocadas para guerra e auxiliar o governo em tudo o que se relacionava ao esforço da guerra. Foram criado campanhas de âmbito nacional como ” borracha usada, confecção de ataduras, campanha do livro, hortas da vitória”. Esse movimento terá ao mesmo tempo um caráter promocional, no Distrito Federal a LBA montou postos de atendimentos e trabalhos voluntários. A LBA tenta ao mesmo tempo através dessas ações assistencialistas desenvolver um apoio político ao governo. Organizada sobre uma estrutura nacional a LBA vai trabalahar em favor do progresso do serviço social no país, oferecendo recursos há várias escolas já existentes.

Em 1942 surge o SENAI que tem como missão criar escolas de aprendizagem na indústria, para se qualificar a força de trabalho e ao mesmo tempo colocará o serviço social em sua forma de atuar. Incorpora o serviço social ao seu projeto não como serviço assistencial , mas como “processos postos em prática , em obtenção de determinados fins.” O estado passa a cuidar dessa qualificação da força de trabalho, financiando atividades educacionais profissionalizante e ao mesmo tempo usa essa mão de obra qualificada fornecendo ao empresário industrial. O estado atua na educação elementar da população e o empresário na qualificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com