TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia e o Pensamento de Kant

Por:   •  30/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Biografia de Immanuel Kant

Immanuel Kant (1724 – 1804) foi um filosofo alemão, fundador da “filosofia crítica” – sistema que procurou determinar os limites da razão humana. Sua obra é considerada a pedra angular da filosofia moderna.

Nascido na Prússia oriental, em konings Berg no dia 22 de abril de 1724. De uma família de artesão firmou-se como professor secundário de geografia e mais tarde ampliou seus conhecimentos ao estudo da filosofia, física e matemática.

A colaboração de Kant foi sobretudo com sua filosofia crítica que difundiu o pensamento dedutivo herdado de Rene Descarte e o pensamento indutivo de Davis Hume

Pensamento de Kant se distingue por três período:

• No período inicial, Kant sofreu a influência da filosofia de Leibniz e Christian wolff e na física de Newton, como fica evidente em seu trabalho: “a história geral da natureza e teoria do céu”

• No segundo período, gradativamente, Kant se deixou influenciar pela ética e pela filosofia empírica dos ingleses, sobretudo de David Hume. Kant passou a adotar uma postura crítica ante a estreita correlação entre conhecimento e realidade.

• No terceiro período, Kant desenvolveu a sua própria “filosofia crítica”, que começou, em 1970 com sua aula inaugural como professor de filosofia sobre a forma e os princípios do mundo sensível e inteligente, conhecida como “dissertação”, quando ele estabeleceu as bases sobre as quais se desenvolveria sua obra filosófica.

A filosofia de Kant

O sistema filosófico kantiano foi concebido como uma síntese e superação das duas grandes correntes da filosofia da época: o racionalismo e o empirismo. Kant surge com o racionalismo critico ou “criticismo”, sua filosofia foi sintetizada em suas três obras principais “crítica da razão pura”, “crítica da razão pratica”, e crítica do juízo”.

Kant condenava os empiristas (tudo que conhecemos vem dos sentidos) e não concordava com os racionalistas (é errado julgar que tudo que pensamos vem de nós). O conhecimento deve constar de juízos universais, da mesma maneira que deriva da experiência sensível. Para sustentar essa contradição, Kant explica que o conhecimento é constituído de matéria e forma “a matéria dos nossos próprios conhecimentos são as próprias coisas e a forma somos nós mesmos”.

O pensamento de Kant é conhecido como “idealismo transcendental” que significa aquilo que é anterior a toda experiência. Seus pensamentos formaram as bases para a teoria do conhecimento como disciplina filosófica, criando uma obra sistemat6ica cuja influência marcou a filosofia posterior.

O conhecimento de Kant começa com a experiência, mas não deriva todo da experiência. A faculdade de conhecer tem uma função ativa no processo do conhecimento. A teoria de Kant permitiu fundamentar o dualismo “coisa em si” e o “fenômeno”. Esta concepção tem profundas repercussões na filosofia até os dias atuais.

Immanuel Kant faleceu no dia 12 de fevereiro de 1804 aos 79 anos

Referências bibliográficas

Pensador, biografia de Immanuel Kant.

Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com