TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso 3 - Filosofia Juridica

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 2

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

CASO CONCRETO 3

Caso 1 - O papel do filósofo na República:

  1. Que critério entendia Platão como o correto para a escolha daqueles que deveriam exercer os poderes da pólis? Fundamente sua resposta.

R: Platão entendia que o critério para escolha daqueles que deveriam exercer o poder da pólis era a aptidão, inteligência para conduzir a sociedade pelo caminho do bem, do belo e do justo.

  1. Pelo que você leu no texto acima e pelos seus conhecimentos acerca do processo eleitoral americano, a atual candidata a vice-presidência americana, muito popular entre certa camada social daquele país, cumpre os requisitos exigidos para exercer o poder, segundo aqueles que entendem como correta a visão platônica?

R: Não, pois ela não foi escolhida por sua capacidade intelectual e política, mais sim pelo fato de ser mulher e ter a possibilidade de atrair uma parcela das eleitoras da ex-pré-candidata.

Caso 2 - A relação entre justiça e lei:

  1. A possibilidade de uma lei ser injusta é largamente discutida nos dias de hoje. A partir de uma perspectiva platônica de Estado, expressa na obra República, é natural que o filósofo-rei elabore regras concretas injustas? Justifique.

R: Ao conhecer a verdade e a justiça, é ilógico que o rei-filósofo elabore regras concretas injustas já que em “A Republica” a palavra do rei-filósofo poderia ser considerada justa e a melhor expressão das leis.

  1. Tomando o caso argentino acima como referência, Platão consideraria possível que uma regra injusta pudesse ser emanada por um governo popular? Por quê?

R: Sim, pois para Platão o povo não tem aptidão para governar, portanto e possível que elaborassem uma lei injusta, devido não ter aptidão para o governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com