TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chrisinha024

Dissertações: Chrisinha024. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 3

Todo mundo quer um trabalho desafiador. Essa afirmação é falsa. Muitos empregados realmente querem ter trabalhos desafiadores, interessantes e complexos. No entanto, apesar de toda a atenção dada pela mídia, pelos acadêmicos e pelos cientistas sociais ao potencial humano e à necessidades dos indivíduos, algumas pessoas se dão melhor em serviços mais simples e rotineiros." (Robbins, Judge e Sobral (2010). Comportamento Organizacional. Teoria e Prática no Contexto Organizacional. São Paulo: Pearson, p.235).

Passo 2: Baseando-se na ideia do trecho, escreva um texto dissertativo- argumentativo, contendo de 30 a 50 linhas, apresentando a relação entre os valores do indivíduo e a forma como ele irá se motivar.

Para dar início a tal dissertação é preciso recorrer a alguns pensamentos que estão ligados ao tema proposto; como por exemplo a um pensamento antigo do filósofo Platão que focava em dois mundos: o mundo sensível e visível, ou mundo dos reflexos e o mundo invisível e inteligível, ou mundo das idéias. Ao pensar em comportamentos e diferentes personalidades no mundo atual, é interessante observar que o mundo inteligível, ou das ideias, transpassa como as empresas podem por meio de ideias criativas, motivar e transformar a rotina de funcionários, e ainda utilizando esse feitio como estratégia de Marketing.

A motivação como ponto estratégico nas organizações, é uma ideia cujo foco é o compromisso e sintonia entre os funcionários, e o objetivo principal é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os alicerces das empresas e o fortalecimento dessas relações.

Com isso a empresa estará abrindo a relação dos valores dos indivíduos e assim descobrindo o que estes tem a oferecer e ofertar à empresa, sendo isso um desafio, já que, liderar diferentes personalidades e lidar com ambas não é uma lição fácil.

Devido a isso o ambiente de trabalho passa a não ser não mais tão intenso, com estabelecimento sistemático de tarefas, o que favorece a impessoalidade e a uniformização.

A Valorização do indivíduo, tem como consequência a produtividade e desempenho, o individuo passa a ser um instrumento para o crescimento da empresa.Para Sievers (1998:22).

Com isso, se observa o crescente aumento dos estudos de motivação para o trabalho, que tem o intuito de atender os “sonhos” dos dirigentes de criar algo propulsor, um combustível que mantenha os indivíduos em todo “vapor”, conforme as expectativas da organização.

Em suma, a motivação passa a ser vista como um comportamento reativo, que leva ao movimento, como cita Bergamini (2006):

“a motivação passa a ser compreendida como um esquema de ligação estímulo resposta (...) e que o homem pode ser colocado em movimento por meio de uma sequencia de hábitos que são frutos de um condicionamento imposto pelo poder das forças condicionantes do meio exterior”.

Ainda segundo Motta (1986: 124):

“Os indivíduos possuem objetivos e expectativas que desejam alcançar e agem intencionalmente, de acordo com as percepções da realidade. (...) As intenções dependem das crenças e atitudes que definem a maneira de um indivíduo ver o mundo, ou seja, suas percepções.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com