TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destacariam

Tese: Destacariam. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

a) Quais características da visão liberal vocês destacariam?

De acordo com as leituras, entende-se que o Estado Liberal garante a defesa da liberdade, tendo como uma de suas premissas a valorização do individualismo, sendo que este não existe sem o liberalismo. É a forma racional de organização social na qual prevalece a vontade da maioria quanto às decisões de ordem pública, onde o desenvolvimento e o bem estar social dependem dos direitos à liberdade e à propriedade.Indicavam a participação política somente das minorias, restringindo a participação das classes educadas e proprietárias, e mantendo como base os pressupostos,conforme citação abaixo da apostila:

[...] a ideia de que a vida em sociedade não é o ambiente natural do homem, mas um artifício fundado em um contrato, que o Direito Natural constitui a única base legítima do Direito Civil. “(COELHO, R. C., 2009, p. 32)

Através destes principais pressupostos, reafirmo o destaque feito pelo professor de que a partir dessas discussões até hoje existe a intensa separação entre o Estado e a sociedade civil, entre esfera pública e esfera privada. (COELHO, 2009)

b) E da visão marxista, quais são as principais características?

Conforme as leituras, a luta de classes é o que conduz a sociedade, contradizendo a ideia liberal, afirmando que somente através da razão é possível conhecer os direitos naturais para então se estabelecer os fundamentos de uma ordem política. A vida em sociedade não é um advento natural, mas sim um artifício fundado em contrato, conforme a citação abaixo:

[...] A história [...] teria um motor – a luta de classes – que a conduziria a uma determinada finalidade. (COELHO, R. C., 2009, pg 40)

Ainda com relação às classes, sendo este o ponto central de discussão da visão marxista, as classes essenciais seriam aquelas diretamente relacionadas ao modo de produção principal e que a inserção dos homens no processo da economia é o que seria determinante para a sua forma de conceber e ver o mundo atual.

2. A partir das leituras feitas, como podemos explicar a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a Sociedade?

Através das leituras foi possível concluir que a representação popular tem papel fundamental no exercício político, e a ideia de união política surgiu como pacto de submissão, pois cada governante tem seu poder adquirido pelos seus governados e não mais como um ‘presente’ de Deus, conforme a presunção que era sustentada pelos adeptos da ideia do Poder Divino.

3. E sobre o uso da coerção física sobre os indivíduos, quais reflexões vocês fizeram a partir do estudo da apostila?

Ao mesmo tempo em que cada pessoa ao abrir mão de sua força física transferia tal poder ao Estado, tal como sua representação política, o Estado passa exercer função de regulador não só da política, como também da segurança e de regulador econômico. A sociedade abre mão do direito natural desistindo da utilização da própria força física, em favor do Estado para que esse agora garanta a sua liberdade e propriedade. Portanto, a pessoa civil deverá seguir as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com