TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferencie O Pensamento Filosófico, Cientifico, Artístico E Religioso

Ensaios: Diferencie O Pensamento Filosófico, Cientifico, Artístico E Religioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  18.324 Visualizações

Página 1 de 2

Diferencie o pensamento filosófico, cientifico, artístico e religioso.

R: Filosofia: filosofia é o uso do saber em proveito do homem. Isso implica a posse ou aquisição de um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, o mais válido e o mais amplo possível; e também o uso desse conhecimento em benefício do homem. Essa definição, porém, exige a uma definição de benefício, que por sua vez exige uma definição de Bem. Para saber o que é o Bem, entretanto, também é necessário descobrir o que é a Verdade. É o pensamento interrogando-se a si mesmo, logo a filosofia se realiza como reflexão.

Científico: A ciência procura descobrir como a natureza "funciona", considerando, principalmente, as relações de causa e efeito. Nesse sentido, pretende buscar o conhecimento objetivo, isto é, que se baseia nas características do objeto, com interferência mínima do sujeito. Veja, por exemplo, a seguinte descrição científica: É uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos.

Artístico: O conhecimento proporcionado pela arte não nos dá o conhecimento objetivo de uma coisa qualquer, mas o de um modo particular de compreendê-la, um modo que traduz a sensibilidade do artista. Trata-se, portanto, de um conhecimento produzido pelo sujeito e pela subjetividade. É uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações, das obras de arte, e do trabalho artístico.

Religioso: religiões também apresentam uma explicação sobrenatural para o mundo. Para aderir a uma religião, é obrigatório crer ou ter fé nessa explicação. Além disso, é uma parte fundamental da crença religiosa a fé em que essa explicação sobrenatural proporciona ao homem uma garantia de salvação, bem como prescreve maneiras ou técnicas de obter e conservar essa garantia, que são os ritos, os sacramentos e as orações. É uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com