TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distinções

Tese: Distinções. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Tese  •  7.836 Palavras (32 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 32

INTRODUÇÃO

DELIMITAÇÕES DO TEMA

A hidrologia, que se desenvolveu consideravelmente nestas ultimas décadas, colocou á disposição dos projetistas uma série de métodos para a estimativa de cheias de cursos de água. Pode-se-, de um modo geral, classifica-los em quatro grupos, que são: fórmulas empíricas; métodos estatísticos; método racional; método hidro meteorológicos.

O presente projeto de pesquisa tem como finalidade estudar a definição das vazões de enchente, bem como as características condicionantes para esse fenômeno.

PROBLEMA

As enchentes são fenômenos naturais que ocorrem quando a precipitação é elevada e a vazão ultrapassa a capacidade de escoamento, ou seja, quando a chuva é intensa e constante, a quantidade de água nos rios aumenta, extravasando para as margens dos rios (áreas de várzeas). Todos os canais de escoamento possuem essa área de várzea para receber o "excesso" de água, quando ela ultrapassa os limites dos canais. Entretanto, com as interferências antrópicas (do homem), as inundações são intensificadas em vista de alterações no solo de uma bacia hidrográfica, tais como a urbanização, impermeabilização, desmatamento e o desnudamento (eliminação da vegetação).

O processo de urbanização causa mudanças no microclima das cidades. O intenso processo de desmatamento e a construção de residências, edifícios, indústrias, ocupação das áreas de várzeas e a impermeabilização do solo com asfalto acarretam no aumento de temperatura dos centros urbanos em relação às áreas periféricas (afastadas do centro) e às áreas rurais. Em algumas cidades esta diferença de temperatura pode atingir até 10°C. Além do desmatamento e da impermeabilização do solo, o consumo de combustíveis fósseis por automóveis e indústrias torna a cidade uma fonte de calor. Esse fenômeno é denominado "ilha de calor". O aumento de temperatura nos centros urbanos intensifica a evaporação; além disso, o material particulado (poluentes) em suspensão favorece a formação de núcleos de condensação na atmosfera. O resultado é o aumento da quantidade de chuvas.

Em condições naturais, parte da chuva fica retida nos troncos e folhas, o escoamento superficial é retido por obstáculos naturais gerando maior infiltração e retardando a chegada da água nos cursos de água. Quando a cobertura vegetal é retirada, não há resistência ao escoamento e a água atinge os rios com maior facilidade e rapidez, contribuindo também com o assoreamento dos rios, pois, sem a cobertura vegetal, os sedimentos são carregados pela água e acabam depositados no fundo dos leitos dos rios. Este fato é agravado quando há impermeabilização do solo.

Outro fator que agrava as inundações nos centros urbanos é o entupimento dos bueiros ocasionado pelo lixo jogado nas ruas pela população. Em dias de chuva, com a impossibilidade do escoamento pelos bueiros, a água concentra-se nas ruas de forma rápida, causando transtornos no trânsito e no comércio, além de atingir residências e causar todo o tipo de estragos.

Diante deste contexto, qual a definição de vazões de enchentes e os fatores que levam a ocorrência desse fenômeno?

JUSTIFICATIVA

Esse trabalho justifica-se pelo fato de que, através de implantações do mesmo será possível contribuir para a construção de estratégias coletivas de enfrentamento à degradação ambiental, no qual as enchentes são a manifestação mais significativa deste quadro aos olhos de seus habitantes.

Com as enchentes que são episódios que ocorrem em todo o mundo, que desabrigam grandes números de pessoas provocando grandes estragos, as tragédias relacionadas com as enchentes em cidades do mundo todo ocorrendo em cidades grandes, pequenas cidades, áreas rurais e urbanas podem ser prevenidas com medidas de segurança em forma de melhoras nas estruturas das redes de captação de águas pluviais, a pavimentação impermeabiliza o solo, quando ocorre a pavimentação das ruas o risco de enchentes torna-se maior. Nas enchente são provocadas graves consequências com morte, percas, doenças, desabrigados, famílias desestruturadas, o número de casos de enchentes cresceu nas ultimas décadas com o aumento das cidades, em cidades que são construídas próximo a rios esse risco de enchente é maior devido a elevação nas águas do rio.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Todo rio ou corpo d’água tem uma área em todo seu entorno que costuma inundar em determinadas épocas do ano ou quando há um índice de precipitação muito grande aumentando a vazão e causando um transbordamento.

Portanto, essas inundações, também chamadas de enchentes, são muito comuns e são fenômenos naturais que ocorrem em todos os corpos d’água.

O problema é que com a construção de cidades à beira de rios, que não respeitam este limite natural de transbordamento, este fenômeno natural pode causar transtornos e até se tornar muito perigoso.

Outro fator que contribui para o agravamento das enchentes, principalmente nas grandes cidades, é o fato de que a maior parte do solo é impermeabilizada pelo asfalto e concreto, diminuindo a quantidade de água que poderia ser infiltrada e aumentando ainda mais a vazão dos corpos d’água.

Junta-se a isto, o fato de que a maioria da população das grandes cidades ainda joga lixo nas ruas entupindo os sistemas artificiais de escoamento projetados pelas prefeituras, e temos um quadro típico do período de chuvas no Brasil: dezenas de cidades alagadas e pessoas desabrigadas.

Em alguns lugares ainda, têm ocorrido enchentes pela necessidade de abertura repentina de vertedouros em determinadas barragens devido ao fato de estas se encontrarem acima do seu limite de armazenamento.

REFERENCIAL TEÓRICO

FÓRMULAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com