TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dodecafonia

Ensaio: Dodecafonia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Ensaio  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

a) Quando ela surgiu?

A música dodecafônica surgiu na década de 20, depois de um longo período romântico e quando a música erudita parecia esgotada e desgastada dentro de seus tons.

b) Quem a criou?

O compositor austríaco Arnold Schoenberg criou o dodecafonismo, pois buscava uma alternativa para o sistema tonal, que marcara época desde o século XVII.

c) Qual o repertório de sons?

O sistema consiste no uso das doze notas da escala cromática (a escala musical empregando todas as notas contidas em uma oitava – de dó a dó) de maneira equalitária, sem uma nota privilegiada como eixo ou pólo. Difere-se do sistema tonal por propor uma equivalência entre as notas de modo que nenhuma delas funcione como pólo de atração para o qual tenderiam acordes e notas de uma escala. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar ao fim da série, para recomeçar.

d) Como eles podem ser combinados entre si?

No dodecafonismo as 12 notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, ou seja, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica. As notas são organizadas em grupos de doze notas denominados séries as quais podem ser usadas de quatro diferentes maneiras: série original; série retrógrada (a série original tocada de trás para frente); série invertida (a série original com os intervalos invertidos) e retrógrada da inversão (a série invertida tocada de trás para frente). Todo o material de alturas utilizado em uma composição dodecafônica, seja melódico (estruturas horizontais) quanto harmônico (estruturas verticais), deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com