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Dodecafonismo

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Por:   •  15/5/2014  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  764 Visualizações

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Dodecafonismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O dodecafonismo (do grego dodeka: 'doze' e fonos: 'som') é um sistema de organização de alturas musicais criada na década de 1920 pelo compositor austríaco Arnold Schoenberg.1

Índice [esconder]

1 Técnica

2 História

3 Dodecafonismo no Brasil

4 Compositores

5 Referências

Técnica[editar | editar código-fonte]

No dodecafonismo as 12 notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, ou seja, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica. As notas são organizadas em grupos de doze notas denominados séries as quais podem ser usadas de quatro diferentes maneiras; 1) série original, 2) série retrógrada (a série original tocada de trás para frente), 3) série invertida (a série original com os intervalos invertidos) e 4) retrógrado da inversão (a série invertida tocada de trás para frente).2 Todo o material de alturas utilizado em uma composição dodecafonica, seja melódico (estruturas horizontais) quanto harmônico (estruturas verticais), deve ser originado com base na série.

História[editar | editar código-fonte]

Como o esgotamento do sistema tonal no início do século XX os compositores buscaram maneiras alternativas de organização das notas musicais,3 posteriormente denominadas atonalismo, que não fossem baseadas na polarização de um eixo harmônico central como ocorre no tonalismo. Schoenberg compôs algumas peças desta maneira, porém, logo considerou o atonalismo demasiadamente sem regras. Construiu, então, um método para organizar os doze tons da escala cromática igualmente. Essa técnica foi apresentada como "sistema dos 12 tons", que logo ficou conhecida como dodecafonismo serial.

Décadas depois, compositores como Pierre Boulez e Milton Babbitt ampliaram o conceito original e criaram o serialismo integral. Nesta variação da técnica todos os parâmetros musicais, como duração, timbre, altura e intensidade são ordenados segundo os princípios elaborados por Schoenberg.

Dodecafonismo no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o dodecafonismo foi introduzido pelo compositor Hans Joachim Koellreutter.4 Foi amplamente utilizado no Brasil por diversos compositores como Guerra Peixe, Edino Krieger, Cláudio Santoro, José Penalva. O serialismo integral, por outro lado, foi objeto de estudo de Clodomiro Caspary em seu livro "Serialismo Integral - Parâmetros" além de ter sido utilizado em obras do referido compositor. Na música popular, um dos maiores nomes do estilo é o paranaense Arrigo Barnabé.

Compositores[editar | editar código-fonte]

A lista abaixo mostra alguns compositores que utilizaram o dodecafonismo serial em suas composições.

Tom Jobim

Arnold Schoenberg

Anton Webern

Alban Berg

Milton Babbitt

Luciano Berio

Pierre Boulez

Aaron Copland

Arrigo Barnabé

Luigi Dallapiccola

Hanns Eisler

Hans-Joachim Koellreutter

Brian Ferneyhough

Alberto Ginastera

Jonathan Harvey

Ernst Krenek

Bruno Maderna

Guerra Peixe

Edino Krieger

Karlheinz Stockhausen

Krzysztof Penderecki

Philippe Manoury

Luigi Nono

Roger Reynolds

Cláudio Santoro

José Penalva

Franco Donatoni

Steve Vai

Igor Stravinsky

Frank Zappa

Referências

Ir para cima ↑ A Volta do Numero 12. Sítio do Departamento de Educação da Faculdade de Ciencias da Universidade de Lisboa. 16/03/2010 - 2h45.

Ir para cima ↑ História da Música Ocidental. Página do Movimento.com.

Ir para cima ↑ A reorganização do som no século XX (Resumo da palestra de Carlota Simões). Sítio do Departamento de Matemática da Universidade de Lisboa). 16/03/2010 - 2h50.

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