TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eatwhsjn

Trabalho Universitário: Eatwhsjn. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  4.956 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Vitor Spadeto Venturin Data: 26/06/2013Disciplina: Organização Industrial / Professor: Gibson Barcelos Reggiani

Resolução de exercícios propostos

Capítulos 2 e 3Capítulo 2

1.

Para um restaurante

fast food,

explique como suas funções de produção podem apoiar,implementar e impulsionar a estratégia empresarial.

Um restaurante

fast-food

deve, antes de tudo, oferecer o produto com rapidez. Rapidez deveestar atrelada com qualidade. Se rapidez não for trabalhada adequadamente, a qualidade éreduzida.Os clientes que geralmente frequentam tais ambientes buscam serviço rápido. Emestabelecimentos assim, geralmente o publico alvo já previamente em mente a escolha dolanche. Ambientes assim entram em conflito com flexibilidade.

2. Discuta sobre o que constitui qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade nasseguintes operações:

Biblioteca universitária;

Restaurante universitário.

Biblioteca universitária:QUALIDADE: Bom atendimento (funcionários cordiais), ambiente organizado, livros em boascondições, iluminaçãoRAPIDEZ: rapidez na aquisição do mesmo com sistema individual de busca (informatizado).CONFIABILIDADE: A biblioteca não tem imprevisões de funcionamento por greve, etc.Disponibilidade durante todo o tempo (não há falta de exemplares, o que remete tempo deespera de devolução de outros alunos para liberação do exemplar de interesse).FLEXIBILIDADE: Entregas de pedidos, serviços de leitura online (e-books), além de ampla gamade áreas de estudo (exatas, humanas, sociais, biológicas)Restaurante universitário:QUALIDADE: Qualidade dos alimentos, ambiente agradável (limpo, silencioso, com disposiçãode mesas durante todo o tempo)RAPIDEZ: Tempo mínimo de filaCONFIABILIDADE: Previsão certa de funcionamento

You're reading a free preview.

Pages 2 to 4 are not shown in this preview.

LEIA A VERSÃO COMPLETA

FLEXIBILIDADE: Há muitas opções de pratos (sobremesas, carnes, saladas, bebidas)

3. Descreva os diferentes tipos de flexibilidade que podem ser encontrados em cada uma dasseguintes operações:- universidade;- rede ferroviária.

Universidade:Ofertas de vários cursos, laboratórios diversos, possibilidade de se assistir aulas via internet,cursos à distânciaRede ferroviária:Adição de novas rotas, grande número de regiões de paradas, habilidade de se ajustar àsépocas de grande demanda, reprogramação de viagens, flexibilidade na compra de passagens(via internet).

4. Para cada uma das seguintes operações, explique o significado e discuta a importânciarelativa de qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade:- fábrica de carros que opera com alto volume;- cabelereiro;- serviço de coleta e distribuição de encomendas (DHL, Fedex).

Fábrica de carros que opera com alto volume:A rapidez e qualidade são fatores de importância relativa superior. Flexibilidade não é aplicadavisto que o fluxo de produção é alto e não há possibilidade viável de grande variedade demodelos e configurações.Cabelereiro: Qualidade é fator importante (principalmente para mulheres). Flexibilidade étambém relevante, para classes determinadas classes sociais. Há atendimento domiciliar,serviços extras(manicure).Serviço de coleta e distribuição de encomendas (DHL, Fedex): Rapidez e confiabilidade andam juntos. O serviço é executado com tempo mínimo e totalmente confiável (sem atrasos ouentregas erradas)

5. Usando um exemplo de sua escolha, descreva como o custo de produção pode ser afetadopela mudança dos níveis de desempenho de qualidade, rapidez, confiabilidade eflexibilidade.

Serralheria de pequeno porte: Os custos envolvidos são de materiais, equipamentos,funcionários.

You're Reading a Free Preview

Page 2 is not shown in this preview.

DESCARREGAR

A qualidade dos materiais das empresas de fornecimento de material não variam muito. O quepode ser trabalhado é na qualificação dos funcionários.Rapidez é um fator que envolve custo elevado, visto que tornar o serviço rápido exige maiornumero de funcionários, ferramentas e equipamentos.Confiabilidade é essencial, visto que muitas empresas do ramo perdem clientes por não terconfiabilidade. Os custos não são elevados. É uma questão de agendamento dos projetos.Flexibilidade:Flexibilidade de fabricação - envolve custos de funcionários bem qualificados para produzirprodutos diferentes (portões com modelos diferentes, por exemplo), além de custo deequipamentos ( ferramentas diversas para dobramentos de cantoneiras, tubos, máquinas desoldas para diversos materiais, etc).

Capítulo 3

1. Para organizações que fornecem os seguintes produtos ou prestam os seguintes serviços,o que você acha que poderiam ser os fatores ganhadores de pedidos e os qualificadores?

-uma imobiliária

-livros-textos escolares

-serviços de contabilidade

-máquinas de lavar industriaisImobiliária:

Ganhador de pedidos: Flexibilidade com relação às opções.Qualificador: Baixo Custo

Livros-textos escolares:

Ganhador de pedidos: Baixo CustoQualificador: Qualidade dos produtos

Serviços de contabilidade:

Ganhador de pedidos: Flexibilidade em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com