TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edificação Do Real

Trabalho Universitário: Edificação Do Real. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES

1. a) O que você compreende como “REALIDADES MÚLTIPLAS” ou “ZONAS DE SIGNIFICAÇÃO”?

Temos consciência, de uma maneira ou de oura, de que o mundo apresenta realidades múltiplas, isto é, que há zonas distintas de significação. Frequentemente, passamos de uma a outra dessas realidades e sabemos que cada uma delas exige-nos uma forma específica de pensamento e ação, que cada uma deve ser vivida de maneira peculiar.

b) Você consegue reconhece-las em seu cotidiano?

Quando saímos do cinema ou quando acordamos de um sonho, por exemplo, experimentamos a passagem de um à outra dessas áreas distintas da realidade. O filme e o mundo onírico apresentam-nos elementos que nossa consciência não mistura e nem confunde com aqueles provenientes da vida cotidiana.

2. a) Que setor de NOSSAS VIDAS é “NÃO PROBLEMÁTICO”? Por que esse setor é considerado como “não problemático”?

O setor da realidade que me é mais claro e conhecido pode ser chamado de não problemático. Ali o meu conhecimento me habilita a viver de maneira mais ou menos mecânica, no sentido de não serem necessários novos conhecimentos ou novas habilidades para resolver as pequenas questões surgidas. Se, contudo, um problema inusitado aparece neste cotidiano, procuro resolvê-lo a partir do conhecimento já cristalizado pelo meu dia a dia, buscando integrar esta nova realidade problemática àquela não problemática.

3. Com base no texto “A edificação da realidade”, responda: por que – e quando – se impõe a necessidade de buscar outras e novas informações, constituir novos conhecimentos?

Como a vida cotidiana é dominada pelo espírito pragmático, a maioria dos conhecimentos que me dispomos para atuar nesta esfera é do tipo receita. Ou seja, conhecimentos que me dizem como devo proceder para alcançar tais e tais propósitos determinados. Não se colocam aqui os porquês, mas essencialmente o como. Sei como utilizar o telefone, mas não porque, ao discar um certo número, meu amigo atende do outro lado da linha. Sei como ligar e sintonizar a TV, mas não posso explicar o fato de a imagem e saírem das estações transmissoras e serem captados pelo meu aparelho receptor. Assim, movemo-nos em nosso dia-a-dia baseados em conhecimentos práticos que não são questionados nem colocados em dúvida, a menos que um fato novo não possa ser resolvido nem explicado por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com