TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkheim

Pesquisas Acadêmicas: Emile Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

DURKHEIM

Émile Durkheim nasceu em Épinal. Francês e descendente de uma família judia, Durkheim formou-se em filosofia, porém sua obra é dedicada à sociologia, sendo um de seus criadores, ele combinou pesquisa empírica com teoria sociológica, sua contribuição tornou se ponto de partida para o estudo de fenômenos sociológicos como a natureza das relações de trabalho, os aspectos sociais do suicídio e as religiões primitivas.

Acreditava que o fato social é experimentado pelo individuo como uma realidade independente que ele não criou e não pode rejeitar como as regras morais, leis, costumes, rituais e práticas burocráticas oficiais entre outras. Ele compreendia a sociedade como um conjunto de ideais constantemente alimentados pelos indivíduos que fazem parte dela. Dessa forma conceituou a consciência coletiva como “o sistema das representações coletivas de uma dada sociedade” e sobre os sistemas sociais, Durkheim introduziu o conceito de solidariedade mecânica e orgânica.

A primeira ocorre nas sociedades primitivas, entre indivíduos que diferem pouco entre si e partilham dos mesmos valores. A segunda, esta presente nas sociedades mais complexas, se define pela divisão do trabalho.

Lendo sobre Durkheim, seus métodos e definições parecem parecidos, porém diferem-se em classificação, fatos e definições. Sua obra inteira é dedicada à sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma “consciência coletiva” que parte de um principio de que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. A consciência coletiva seria formada durante nosso aprendizado, que para Durkheim era chamado de socialização e seria composta de ”tudo” aquilo que habita em nossa mente e que serve para nos orientar de como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse tudo ele chamou de “fatos sociais”, dizendo que isso seriam os verdadeiros objetos de estudo na sociologia.

Para o sociólogo, para ser considerado fatos sociais tem que atender a três características, generalidade, exterioridade e coersividade, ou seja, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais é um comportamento estabelecido pela sociedade.

Durkheim escreveu sobre a ”Divisão do trabalho social” (1893), onde fala da necessidade de estabelecer uma solidariedade orgânica entre os membros da sociedade. Se cada membro exercer uma função especifica na divisão do trabalho da sociedade, ele estará vinculado a ela, através de um sistema de direitos e deveres.

No livro “As regras do método sociológico” (1895) ele define uma metodologia de estudos para as ciências sociais, pois era necessário revelar as leis que regem o comportamento social, ou seja, o que comanda os fatos sociais, ele concluiu que esses fatos uma vez que algo não vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentira o efeito. Durkheim desenvolve dois de seus principais conceitos: Instituição social e anomia.

° A instituição baseia se num ponto fundamental, para Durkheim, o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado. As instituições são,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com