TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engrenagem cilíndrica de dentes retos

Seminário: Engrenagem cilíndrica de dentes retos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Seminário  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

Engrenagem cilíndrica de dentes retos

É muito utilizada na transmissão de eixos paralelo. O dimensionamento, fabricação, montagem e manutenção desse engrenamento é mais simples, em relação às cônicas, helicoidais e hipoidais. O rendimento é alto, podendo chegar a 98-99%. Em altas velocidades apresenta problema de ruído. As cargas transmitidas aos eixos são apenas radiais. Exige, portanto, mancais que suportam apenas esse tipo de carregamento.

Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais

É também muito utilizada na transmissão entre eixos paralelos. São apropriadas para cargas e velocidades elevadas. Trabalha de modo mais suave que as de dentes retos, devido aos dentes helicoidais gera carregamentos axiais sobre os mancais além dos radiais. O rendimento desse tipo de engrenamento é também bastante alto, e podendo ser utilizada para grandes relações de transmissão.

Engrenagem Cônica

As engrenagens cônicas, são usadas para transmissão entre eixos ortogonais ou concorrentes como distintos ângulos entre eles. A transmissão por engrenagem cônica exige precisão na montagem. Os dentes podem ser oblíquos ou retos, nesse caso as velocidades são restritas. A relação de transmissão é limitada.

Coroa e parafuso-sem-fim

O conjunto de coroa e parafuso-sem-fim, è utilizado na transmissão de potência ou para o controle do movimento e, principalmente, como redutor de velocidade, na transmissão de certa potência. O rendimento è baixo e a capacidade de amortecer vibrações é maior de que todos os outros tipos. O parafuso é de aço e a coroa deve ser de um material com dureza menor do que a do parafuso.

Passo 2

Período (T)

Intervalo de tempo mínimo para que um fenômeno cíclico se repita. No caso do movimento circular, é o tempo gasto para efetuar uma volta. Sua unidade é a unidade de tempo (segundo, minuto, hora...)

Frequência (f)

Indica o número de vezes que um fenômeno se repete em certo intervalo de tempo. No caso dos movimentos circulares, indica o número de voltas realizadas. Sua unidade mais comum é Hertz (1Hz=1/s) sendo também encontradas kHz, MHz e RPM.

F=N/delta t

N=numero de voltas

F=frequência

Conversão de RPM para Hz

Consiste em transformar de voltas por minuto para voltas por segundo. Sendo assim temos ;

RPM= Hz /60

Relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com