TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entre o Bem e o Mal

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.078 Palavras (13 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 13

Discente: Valesca Beatriz da Silva Galvão

ATIVIDADES DO CAPÍTULO 17: Entre o bem e o mal

Questões referentes ao texto

  1. O autor refere-se ao grande espaço reservado aos temas éticos nas discussões com nossos amigos. Você poderia fazer uma lista desses temas? Em seguida, escolha um deles é posicione-se.

R: Eutanásia: “boa morte”, uma morte sem dor ou sofrimento.

É um ato de proporcionar morte sem sofrimento a um enfermo atingido por afecções incuráveis que produz dores intoleráveis. Existem países que proporcionam uma morte sem dor. E é um direito de qualquer um, passando por dores e sofrimento que não se acaba capaz de superar. Como já disse, em alguns lugares é aceitável e outros não. Então não é algo de tanto impacto e não aceitável. Mas é um tema bem difícil de discutir.

  1. O sentimento de indignação ou de vergonha indica que participamos de uma comunidade moral. Dê exemplo é explique por que.

R: Mostra que participamos de um determinado grupo ou comunidade social, e isso acontece porque esses grupos possuem valores morais, onde habita o inconsciente da coletividade. Um exemplo simples seria os princípios e valores criados no regime de respeito e regras da família. Dentre eles surge a “ovelha negra”, determinada assim por fugir da sua educação familiar, tendo seus valores morais (mensurado pela família) desviados, sendo por drogas, prostituição e outros afins.

  1. Qual a relação entre política e ética? A partir dessa relação destaque a questão da justiça como um dos temas centrais da ética.

R: Ambas se relacionam com escolhas e deliberações que devem ser feitas, porém enquanto a ética se refere à ação individual, a política se refere à ação coletiva. A justiça tem que ter ética pois, se não houver,  irá ter discriminação por parte dos atuantes na área da justiça e alias sem ética o mundo não é nada.

Questões referentes a apostila

  1. O que significa dizer que “a não indiferença é a essência do valor”?

R: Significa que não permanecemos indiferentes diante dos seres que constituem o nosso mundo familiar, pois constantemente atribuímos a eles valores: bom e mau, verdadeiro e falso, belo e feio, generoso e mesquinho, sublime e ridículo, e assim se por diante.

  1. Explique esta afirmação: O ser humano diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições.

R: Por que o ser humano é capaz de pensar e pode produzir e criar atrás desse pensamento além de ideias de variadas coisas. Então ele está sempre em desenvolvimento, ultimamente mais na área de tecnologia. Visando sempre uma melhoria e facilidade para si.

  1. Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social?

R: Porque, uma vez que a moral seria a maneira como as normas visam o comprometimento de sua determinada cultura e crença na sociedade, assim como as ações de um indivíduo e seus pensamentos e ações sobre as coisas. Então ela consiste na formação do seu caráter e se inclui na ética, sendo então um parâmetro para que o sujeito se torne aceitável em determinada cultura. Sendo assim, a moral não é indissociável de um sujeito que está buscando apenas ser um indivíduo aceito na sociedade.

  1. Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade?

R: O ato moral nos daria o direito de escolha, e com isso vem a obrigação e a liberdade e outros entendimentos, por ter esse direito de escolha. Que consiste em deveres mantidos pela sociedade e deveres que lhes são dados. Logo, pra ele posso ir um direito, ele pertence a uma sociedade que lhe cobra deveres.

  1. Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, qual é a dificuldade em aceitar a moral de grupos como a Máfia, Klu-Klux-Klan ou neonazistas?

R: Pois a ideologia destes grupos vai totalmente contrário do que a nossa ideologia atual diz. Contra a liberdade e vai no extremo do racismo e preconceito, o que na sociedade não é aceitável, de acordo com a ideologia que conhecemos.

  1. Durante a ditadura militar no Brasil, vários filmes foram censurados por serem considerados atentatórios a moral (como o Último tango em Paris de Bernardo Bertolucci), ou a religião (como Je vous salue Marie de Jean-Luc Godard). Discuta a relação entre moral e estética.

R: A estética às vezes serve a interesses de uma raça, uma cultura, uma nação e é justo discutir a ética da estética. No caso da ditadura militar a estética foi usada para justificar a falta de ética de tentativa dede dominação de uma maioria por uma minoria militarizada que passou a ditar os padrões estéticos, proibindo toda manifestação cultural que lhe ameaçasse o poder.

  1. Tymoty Mac-Veigh  foi um terrorista que matou 186 pessoas em um atentado à bomba em Oklahoma City (1995). Foi executado seis anos depois com injeção letal. Pouco antes de morrer recitou o poema Invictus (o que não foi vencido), do inglês William Ernest Henley, e que termina assim: “Eu sou o mestre do meu destino e comandante da minha alma”.  Comente essa declaração a partir do conceito de moral.

R: Sendo a moral, pertencente do domínio do espírito do homem, acredito que ele seguiu a sua própria moral e crenças. Ele tinha o domínio de sua própria vida e n deixava ser influenciado pelo mundo a sua volta, com seus pensamentos próprios, gostos e postura, e mesmo que seja errado aos olhos de outras pessoas, aos seus olhos é a verdade que procura para si, para sua alma

  1. Explique por que não há moral no desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário.

R: Por que a moral, no sentido que é repassada no seio familiar e pela sociedade, consiste em algo que é adquirido através do tempo e de relações sociais, e manifestada apenas quando necessário nas relações. Já o desejo, é algo da natureza do homem, sendo mais forte que a moral. Eles se encaixam no momento em que o indivíduo irá decidir, através de seus valores morais se irá ou não satisfazer o desejo, independentemente da sua moral.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com