TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolástica

Trabalho Universitário: Escolástica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

Escolástica

Período que se estende a partir do SEC IX á XVI, estudo filosófico que se desenvolveu nas escolas desde Carlos Magnum até a renascência , estas escolas foram a princípio as catedrais e mais tarde , as primeiras universidades. A escolástica foi um dos princípais movimento da idade média, também conhecido como movimento cristão. No século VIII, Carlos Magnun imperador do sacro império romano, organizou o ensino e fundou escolas ligadas ás instituições católicas, com isso todo o saber guardado nas bibliotecas dos mosteiros passou a ser divulgado, nessas escolas ensinava-se gramática, retórica, dialética, aritmética, astronomia e música.

Como sistema teológico e filosófico a escolástica tentou resolver á partir do dogma religioso e mediante um método especulativo, problemas com a relação entre a fé e a razão, desejo e pensamento, a oposição entre realismo e nominalismo, a probabilidade da existência de Deus. Assim se tornou um período da história da idade média, chamado de teocêntrico, onde Deus está no centro das atenções e reflexões. Portanto temos três fases que caracterizam a escolástica

Primeira fase (SEC IX á XII)

É caracterizada pela confiança na perfeita harmonia entre fé e a razão

Segunda fase (SEC XII á XIV)

É caracterizada pela elaboração de grandes sistemas filosóficos, merecendo destaque as obras de São Tomas de Aquino. Nessa fase considera-se que a harmonização entre fé e a razão, pode ser parcialmente obtida.

Terceira fase (XIV á XVI)

É caracterizada pela decadência da escolástica, afirmam-se as diferenças fundamentais entre fé e razão, o grande destaque é o filosofo Guilherme de Ockham

Tomas de Aquino nasceu na Itália em Nápolis em 1226 e faleceu aos 49 anos de idade num convento em 1274. Dentre os filósofos da escolástica, Tomás de Aquino é considerado o maior deles, ele elaborou os princípios da doutrina cristã numa síntese filosófica que teve como base o pensamento de Aristóteles através das tradições do filosofo árabe Averroes. Tomas tinha a ideia de defender a existência de Deus, apenas com o uso da razão, sem apelar para as verdades da escritura sagrada, porque eles queriam argumentar a existência de Deus por meios racionais. Para conhecimento e para doutrinação, ele vai apontar aspectos da sua influencia aristotélica. Mas distanciando-se do filosofo grego, distingue o ser em geral e o ser pleno, o primeiro diz respeito a todos os seres e o segundo é Deus. O ser em geral possui duas dimensões ato e potência, e o ser pleno possui apenas ato puro porque é completo. O filosofo cristão procura provar a existência de Deus. Afirma que todo ser que se move é movido por outro ser, todo ser precisa de uma causa eficiente, todo ser é contingente e precisa de um ser, os seres possuem graus diversos de perfeição e deve existir o ser mais perfeito, todo ser tem uma finalidade e deve existir um ser inteligente que dirige todos os seres. Esse ser só pode ser Deus. E a finalidade do homem é de servir ao seu Senhor, é estar hierarquizado á natureza e precisa seguir um ser superior.

Tomas de Aquino é o principal representante da escolástica, esse período da história da filosofia , porque o principal objetivo da escolástica é conciliar fé e razão, precisa então conciliar essas duas esferas que a principio parecem opostas, mas eu preciso dessa conciliação pra uma questão de doutrinação , de levar argumentos reais para falar da fé, é preciso partir da razão , é nesse período que surgem as primeiras escolas cristãs, que é ensinar aspectos científicos, racionais , mas também introduzir os aspectos da fé, tanto pra questão moral, de sobrevivência como ser humano, como pra questão de ter uma ligação com seu ser superior,.

Com essa intenção Tomas elabora cinco vias da prova da existência de Deus.

Precisando provar que Deus existe de forma racional, decidiu fazer isso, utilizando a filosofia de Aristóteles.

As cinco vias são complementares:

1 Primeiro motor imóvel- essa primeira via supõe a existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com