TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espressao

Ensaio: Espressao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Ensaio  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 8

Pergunta 1

Ana é professora, levou o quadro abaixo e pediu para que os estudantes fizessem uma leitura crítica da obra. Porém a maioria deles disse que o quadro não tinha sentido nenhum. Assinale a alternativa que seria a mais indicada para que Ana conseguisse uma leitura crítica por parte de seus alunos:

Resposta Correta:

a) poderia ter explicado o contexto da época, bem como as vertentes estéticas que cercavam o autor quando da produção do quadro, assim como esclarecer questões sobre a vida e a obra do pintor.

Pergunta 2

Com base no conteúdo referencial da unidade, podemos definir como inferência:

Resposta Correta:

a) o processo de associação de informações em que o interlocutor coloca em prática durante e após a leitura de um texto.

Pergunta 3

Leia as afirmações.

As resenhas desempenham papel fundamental para qualquer estudante ou especialista. Elas podem ser úteis ao leitor

PORQUE

Ao misturar informações e opiniões acerca da obra, elas destacam pontos que permitem ao leitor decidir se o texto lhe interessa ou não.

Assinale a alternativa correta, de acordo com o conteúdo referencial da unidade e a possível relação entre as afirmações.

Resposta Correta:

a) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda justifica a primeira.

Pergunta 4

Com base nos estudos vistos na unidade, podemos dizer que a intertextualidade auxilia a fazer uma leitura crítica, pois:

Resposta Correta:

a) possibilita que o leitor estabeleça relações durante e após a leitura do texto, realizando melhores conexões de ideias, o que permite uma maior compreensão do texto.

Pergunta 5

Leia o trecho da resenha abaixo:

Comovente o livro “O Menino do Pijama Listrado“, de John Boyne. Ele traduz de forma original os horrores da Segunda Guerra Mundial no interior da própria Alemanha. É através do olhar inocente de uma criança que nada sabe sobre confrontos bélicos e ideologias nazistas que esta história é revelada.

Bruno é um garoto de apenas nove anos que ignora sua realidade; tudo que ele sabe sobre sua repentina partida de Berlim, cidade na qual levava uma vida aconchegante, e sua nova existência próxima a uma cerca que o separa de um universo distinto, é que esta mudança está ligada ao trabalho de seu pai.

Na verdade, o progenitor de Bruno é um oficial alemão nazista de alta hierarquia, subordinado imediatamente a Hitler; sob novas ordens, ele se transfere, junto com os familiares, para uma casa localizada nas vizinhanças do campo de concentração de Auschwitz.

Como quase todas as crianças, o menino logo se acostuma com as novidades e, mesmo não compreendendo porque as pessoas do outro lado do muro vestem sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com