TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FVFV

Resenha: FVFV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Resenha  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 8

Cabeços: Colunas de ferro, de pequena altura, montadas aos pares e colocadas geralmente junto a amurada ou às balaustradas; servem para dar-se volta às espias ou cabos de reboque. (Arte Naval p. 35 1-137)

Cabos: Qualquer corda utilizada a bordo de uma embarcação. Os cabos, de modo geral, podem ser classificadas segundo a matéria-prima de que são confeccionados. (Arte Naval p. 331)

Cabotagem: Navegação de cabotagem, é a navegação mercante feita ao logo da costa marítima ou em áreas marítimas limitadas. (Arte Naval p. 138)

Cabrestante: Uma coroa de Barbotin, saia, ou ambas, montadas num eixo vertical, operado à mão, motor ou ambos, com lingüetas para evitar a inversão brusca quando operado à mão. (Arte Naval p. 567)

Cadaste: Peça semelhante à roda de proa, que constitui a parte externa do navio a ré. (Arte Naval p. 10 1-54 b.)

Calado: É a distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio naquele ponto. (Arte Naval p. 72 2-60)

Calado a meia nau: É o calado medido na seção a meia nau, isto é, a meio comprimento entre as perpendiculares. ele nem sempre corresponde ao calado médio que é a média aritmética dos calados medidos sobre as perpendiculares a vante e a ré. (Arte Naval p. 72)

Calado máximo: É o calado do navio medido quando este estiver na condição de deslocamento em plena carga ou deslocamento máximo. (Arte Naval p. 72)

Calado médio: Calado médio é a média aritmética dos calados medidos sobre as perpendiculares a vante e a ré. (Arte Naval p. 72)

Calado mínimo: É o calado do navio medido quando este estiver na condição de deslocamento mínimo. (Arte Naval p. 72)

Calado moldado: O calado moldado, é aquele que se refere à linha da base moldada do casco. É utilizado no cálculo dos deslocamentos e para as consultas às curvas hidrostáticas da embarcação. (Arte Naval p. 72)

Calado normal: É o calado de uma embarcação, quando esta está em seu deslocamento normal. (Arte Naval p. 72)

Camarote: Compartimentos destinados a alojar de (01) um a (04) quatro tripulantes ou passageiros. (Arte Naval p. 26)

Cambota: São as cavernas que estruturam e armam a popa da embarcação. (Arte Naval p. 10)

Canoa: São pequenos Escaleres, embarcações leves a remo, de formas finas com popa chanfrada, utilizada para serviços leves no porto. (Arte Naval p. 170)

Carena: Carena é um terno empregado muitas vezes em lugar de obras vivas, mas significa com mais propriedade o invólucro do casco nas obras vivas. A superfície da carena somada a superfície do costado, representa a área total da superfície do casco. (Arte Naval p. 03 1-11 e 54)

Carta Piloto: Carta que contém informações metereológicas, regime de correntes marítimas e ventos nas diversas épocas do ano.

Cartas de Navegação: Mapas náuticos.

Casco: É o corpo do navio sem mastreação, aparelhos acessórios ou qualquer outro arranjo. Sua principal característica de forma é ter um plano de simetria( plano diametral) que se imagina passar pelo eixo da quilha. (Arte Naval p. 01)

Castelo de Proa: Superestrutura na parte extrema da proa, acompanhada de elevação da borda. (Arte Naval p. 06 1-38)

Caturro: É o jogo do navio no sentido de proa para popa, ou seja no sentido longitudinal da embarcação. É também chamado de arfagem. (Arte Naval p. 697)

Cavername: É o conjunto de peças que dão forma ao casco da embarcação, quilha, sobrequilha, hastilhas, cambotas, roda de proa, cavernas, vaus, longarinas, trincanizes, sicordas, etc. excetuando-se o tabuado nos navios construídos em madeira ou o chapeamento nos navios construídos em aço. É o esqueleto a ossada do navio.

Cavernas: Peças curvas que se fixam na quilha em direção perpendicular a ela e que servem para dar forma ao casco e sustentar o chapeamento exterior. (Arte Naval p. 09 1-53 a.)

Centro de carena, de empuxo, ou de volume: (CC) É o centro de gravidade do volume da água deslocado por um navio. É o ponto de aplicação da força chamada empuxo. Quando o navio estiver aprumado este ponto encontra-se na linha definida pela intersecção do plano diamentral com o plano transversal da embarcação. O centro de carena estará num ponto desta linha, sempre abaixo da linha d'água. (Arte Naval p. 57)

Centro de flutuação: (CF) É o centro de gravidade da área de flutuação de um navio. Para cada área de flutuação de um navio, defini-se o seu centro de flutuação. (Arte Naval p. 58)

Centro de gravidade: (CG) Definição em mecânica - O centro de gravidade é o ponto de aplicação da resultante de todos os pesos de um corpo qualquer. Assim, a soma dos momentos de todos os pesos em relação a qualquer eixo que passe por ele é igual a zero. Numa embarcação, quando os pesos próprios ou adicionados, desta estiverem distribuídos igualmente, nas duas metades simétricas do navio definidas por seu plano diametral, o centro de gravidade deverá estar num ponto deste plano. Caso os pesos da mesma embarcação também estejam simetricamente dispostos, ao longo do seu comprimento, o centro de gravidade deverá estar no plano da seção a meia-nau. Assim sendo, teórica ou idealmente o centro de gravidade deverá estar locado na intersecção do plano diametral com o plano da seção de meia-nau. A altura em que se encontra este ponto depende do projeto de cada navio e na distribuição e movimentação das carga a bordo. (Arte Naval p. 57)

Coberta: É qualquer espaço abaixo do convés principal, e utilizado para localizar camarotes e/ou alojamentos destinados a abrigar passageiros e/ou tripulação. (Arte Naval p. 17 1-56 f. e g.)

Compartimento ou tanques de colisão: São compartimentos estanques, normalmente conservados vazios, localizados nos extremos a vante e a ré do navio, chamados de pique-tanque de vante e pique-tanque de ré respectivamente. (Arte Naval p. 25 1-64)

Compartimento da Máquina de Leme: É o compartimento onde ficam os equipamentos de governo do navio. A máquina do leme é comandado a distância pelos movimentos da roda do leme (timão). Nos navios de grande porte, este compartimento fica abaixo da linha d'água e é protegido por couraça, devido a importância vital que representa este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com