TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fito

Artigo: Fito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Cancro Cítrico

O cancro cítrico constitui uma das principais doenças da cultura dos citros causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri,é uma bactéria Gram-negativa aeróbica, de formato tipo basponente com um flagelo polar, capaz de induzir sintomas em, praticamente, todas as espécies de citrus. Podem ser observado sintomas do cancro cítrico na superfície das folhas, ramos e frutos. Muitas vezes, podem ser encontradas em folhas e frutos um talo amarelo ao redor do centrocorticoso das lesões, que inicialmente, nas folhas, surgem como pequenas pontuações de coloração castanha com talo amarelo, que evoluem para lesões corticosas e salientes em ambos os lados[...] (CÍCERO AUGUSTO MASSARI e JOSÉ BELASQUE JÚNIOR)

O cancro cítrico ataca todas as variedades e espécies de citros e constitue-se numa das mais graves doenças da citricultura brasileira. Não há medidas de controle capazes de eliminar completamente a doença. As plantas quando infectadas e a eliminação da bactéria de uma área exige a erradicação das plantas doentes e das demais suspeitas de contaminação. A doença manifesta-se por lesões em folhas, frutos e ramos, e quando em altas severidades pode provocar a queda de frutos e folhas com sintomas. As lesões podem ter variações nas suas características, podendo ser confundidas com outras doenças e pragas[...](FUNDECITRUS)

O primeiro sintoma visível é o aparecimento de pequenas lesões salientes, que surgem nos dois lados das folhas, sem deformá-las. As lesões aparecem na cor amarela e logo se tornam marrons. É a única doença conhecida com lesões salientes que aparecem dos dois lados da folha. Quando a doença está em estágio mais avançado, as lesões nas folhas ficam corticosas, com centro marrom e um anel amarelado em volta[...] Como não existe método curativo para a doença, a única forma de eliminar o cancro cítrico é por erradicação do material contaminado. No entanto, só a erradicação das árvores contaminadas não garante a eliminação da bactéria causadora do cancro cítrico. Também é importante eliminar as rebrotas que surgem na área onde foi realizada a erradicação e queima das árvores. Essas rebrotas podem estar contaminadas pelo cancro cítrico. Todo o material (como enxadas), máquinas e implementos (trator e grade) usados na eliminação das rebrotas devem ser pulverizados com bactericida. A toda a área onde o foco da doença foi encontrado fica temporariamente interditada. As demais áreas podem ser comercializados, depois de inspecionados. Não é permitido o replantio de citros por um período de dois anos, nas áreas que tiveram plantas erradicadas por causa da doença[...](AGENCIA DE DEFESA E INSPEÇÃO AGROPECUARIA DE ALAGOAS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com