TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folofofando

Monografias: Folofofando. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 6

Pagina 273

1)Segundo o autor, oque distingue a democracia da autocracia?

R: A democracia se caracteriza, como aponta Kelsen, por uma visão do mundo baseada no respeito pelo Outro, e pelo princípio de legalidade, do controle e da responsabilidade de poder, que exigem que os governantes sejam expostos à luz pública para o efeito específico dasavaliações dos governados. Contrasta com a autocracia, que se fundamenta na hierarquia paternal da desigualdade e na autorreferência solipsista da vontade da soberania e para a qual o ideal do poder é o poder do governante enquanto ser invisível que tudo vê e nada mostra.

2)Porque o ideal democrático de transparência é um direito de justiça?

R: Porque a democracia se baseia no princípio da confiança e da boa-fé, e não no medo, ela sucumbe quando a esfera do público perde transparência e se vê permeada pelo segredo e pela mentira, que é o que ocorre quando a palavra esconde e engana, ao invés de revelar,conforme determina o princípio ético da veracidade.

3)Baseando-se no texto acima, critique as “polícias politicas” do nazismo e do stalinismo mencionadas no capítulo.

R: Lembre-se que o(a) assalariado(a) é e será sempre um pau mandado. Ou seja, qualquer um que estiver numa hierarquia acima, irá mandar nele(ela), humilha-lo(a) ou simplesmente o trocará por outro(a) pobre coitado(a) qd quiser.

Então para evitar isso estude e se qualifique enquanto pode, buscando se estruturar através de uma leitura edificante, lendo bons livros de filosofia, sociologia e principalmente de psicologia.

Eles te libertarão no sentido de ajuda-lo(a) a se aprimorar intelectualmente, levando-o(a) para novos patamares onde só os melhores costumam chegar. Pare de tentar encontrar respostas através das ideias dos outros. Busque pesquisar e descobrir os fatos por sí msm.

Habitue-se a evitar respostas que já vem prontas ou mastigadas da boca dos outros, pois vc jamais terá mérito nenhum fazendo isso. Saiba desde já que esse ato, na verdade se trata de uma triste sabotagem para com o seu próprio futuro profissional.

Aprenda a se exercitar mentalmente, seja lendo, fazendo uma saudável reflexão de textos ou resumos apartir daquilo que vc leu. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Pagina 274

1)Qual é a relação entre poder e força?

R: Na medida em que o poder dá para as pessoas a oportunidade de comandarem os rumos políticos de uma determinada nação, a força passa a ser o instrumento de coerção para que os grupos sociais obdecem às mais diversas regras colocadas pelos detentores do poder. Essas regras serão editadas pelo Estado, detentor da violência legal, da violência racional-legal, através das leis e atos normativos, do poder de tributar, do poder de subjugar as pessoas na aplicação das leis aos casos concretos, entre outros meios. Em todos os exemplos dados, há presença da força extroversa do Estado que será definida pelo detentor do poder em determinada situação.

2)Do ponto de vista da legitimidade do poder, compare as monarquias cristãs da Idade Média , a monarquia absoluta da modernidade e a dos governos liberais.

R: A legitimidade do pode na Idade3 média estava fundada em Deus; as monarquias absolutas da modernidade desenvolveram o conceito de direito divino dos reis. Já o liberalismo burguês, por meio das teoria contratualistas, laicizou a concepção de poder, eliminando os fundamentos religiosos para legitimar o poder por meio da noção de contrato, o pacto entre os cidadãos.

3)Explique por que, ao contrário do que comumente se pensa, o conflito é inerente a democracia.

R: O conflito é inerente à democracia porque, ao aceitar o pluralismo de ideias, as divergências podem ser expostas e discutidas, para que se tente chegar a um acordo. O que não significa eliminar as diferenças, mas mantê-las vivas, desde que se consiga a cada momento decidir sobre os atos políticos. O conflito, na democracia, exclui a violência, porque se baseia na discussão.

4)Quais são as diferenças entre autoritarismo e totalitarismo?

R: Ambos têm semelhanças quanto à perda da liberdade individual, censura e aparelhos de repressão. O totalitarismo, porem radicaliza na interferência do Estado em todos os setores da vida social, na propaganda massiva para incutir convicções e na ideologia doo partido, doutrinando crianças e jovens. No autoritarismo, ao contrario, não há mobilização das massas, predominando inclusive certa despolitização ou apatia política.

5)Porque a censura é incompatível com a democracia?

R: A censura é incompatível com a democracia porque esse tipo de regime se fundamenta no conceito de pluralismo, da divergência de opiniões, no direito à expressão, não sendo justo que qualquer pessoa ou organismo oficial se arvore dono de uma verdade absoluta capaz de cercear o direito de livre expressão.

6) “A violência é sempre dado destruir o poder; do cano de uma arma despontada o domínio mais eficaz, que resulta na mais perfeita e imediata obediência. O que jamais poderá florescer da violência é o poder.” (Hannah Arendt. Da violência. Brasília: Universidade de Brasília, 1985. p. 29.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com