TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentalisco

Artigo: Fundamentalisco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Artigo  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentalismo:

O livro de Leonardo Boff repassa o significado do fundamentalismo de vários pontos de vista, mas em um só conceito. Fundamentalismo neoliberal, fundamentalismo cristão, fundamentalismo islâmico, fundamentalismo científico. O fundamentalismo não está relacionado a nenhuma corrente de pensamento, religião ou doutrina específica.

Se buscarmos a própria origem do termo, ali mesmo veremos que o fundamentalismo não é algo específico do Islã. Este termo foi cunhado em 1915, antes, o fundamentalismo é uma forma de interpretar e viver a doutrina. Segundo Leonardo Boff, o fundamentalismo "representa a atitude daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista”. Outro exemplo de que o fundamentalismo não religioso é o do paradigma científico moderno. A ciência, que artificialmente compartimenta a realidade, que é una e diversa, se arroga como a única a ter acesso ao real, e dessa forma desqualifica e desmoraliza outras formas de conhecimento que "vão além ou ficam aquém dos caminhos da razão instrumental-analítica"

O âmbito religioso, o fundamentalismo protestante, por exemplo, se apega à Bíblia em interpretações literais de seu conteúdo, crendo que o mundo foi criado em seis dias, que o homem foi feito do barro, que Eva foi gerada a partir de uma costela física de Adão, etc.

O fundamentalismo, como atitude e tendência, se encontra em setores de todas as religiões e caminhos espirituais. Hoje em dia, o fundamentalismo judeu se centra na construção do Estado de Israel segundo o tamanho que lhe atribui à Bíblia hebraica. O fundamentalismo islâmico quer fazer do Alcorão a única forma de vida, de moral, de política e de organização do Estado entre os islâmicos e em todo o mundo. Todos os que se opõem a essa visão de mundo são obstáculos à instauração ''da cidade de Deus'' e conseqüentemente são infiéis e merecem ser perseguidos e eventualmente eliminados.

Como se pode ver, o fundamentalismo não é especificamente um conteúdo doutrinário ou religioso, mas está mais relacionado a uma forma, a uma maneira de se posicionar. Como dito anteriormente, é o ato de conferir caráter absoluto ao seu ponto de vista. E a conseqüência disso, segundo nosso teólogo, é que "quem se sente portador de uma verdade absoluta não pode tolerar outra verdade, e seu destino é a intolerância. E a intolerância gera o desprezo, e o desprezo, a agressividade, e a agressividade, a guerra contra o erro a ser combatido e exterminado".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com