TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Golias

Artigo: Golias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Artigo  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Ops! O Google Chrome não conseguiu localizar www.aboutourkids.org

Tente recarregar: www.­aboutourkids.­org/­files/­articles/­korean_parent_le­tter_10_04.­pdf

Google Ajuda do Google Chrome Por que estou vendo esta página?

Nome: Golias

Significado: passagem, mudança, exílio, transmigração

Família:

Avô: Provável Arba

Pai: Provável Enaque

Irmãos: Lami, o Giteu

Local de Nascimento: Gate 1

Localização Temporal: 1200 a.C. - 1000 a.C.

Motivo de Morte: Derrubado por uma pedra da funda de Davi e decapitado

Local de Morte: Planície de Elah (carvalho)

Segundo a narrativa do livro de Reis,Golias era um gigante da cidade de Gate1 , e um campeão dos filisteus. Golias aumentou nas mãos de escribas e narradores, a biblia mais antiga : os rolos do mar morto (século 2 a.c) , assim como o historiador Josephus e a Septuaginta todos estes concordam que Golias possuía a altura de seis côvados e um palmo 1 (2,94 metros), mas mais tarde (935 d.c) o Codex Aleppo aumentou para seis côvados e um palmo a unica medida confiável é a primeira pois não há texto hebraico anterior a 935 d.c que coloca Golias como sendo de seis côvados e um palmo.Ainda segundo Reis,o combate que teve contra David, usava uma cota de malha de bronze que pesava 5000 ciclos 2 (57 kg). Como Davi era um rapaz ainda, provavelmente só a cota de malha de Golias já atingia seu peso. Mas Davi ainda tinha que lutar com um gigante que carregava um grande escudo para proteção e uma lança, cuja ponta de ferro pesava 600 ciclos 3 (6, kg). Sua haste foi descrita na Bíblia como "eixo dos tecelãos"3 .

Pouco depois de Davi ter sido ungido por Samuel, os filisteus ajuntaram-se em Socó para uma guerra contra Israel, e então acamparam em Efes-Damim4 . Golias desafiava Israel em alta voz para apresentarem um homem que lutasse com ele em combate individual, o resultado determinaria qual o exército que se tornaria servo do outro5 . Seu desafio durou 40 dias6 . Mas no exército israelita não havia soldado com coragem suficiente de enfrentar Golias com seus 2,94 metros de altura, (1 covado ~= 45 cm) ainda mais sendo este um soldado mercenário treinado e muito bem armado.

Quando Davi soube do que estava acontecendo ficou indignado e aceitou o desafio do filisteu. A tentativa de Saul em colocar sua armadura em Davi não teve êxito, porque ele nunca tinha usado aquele equipamento7 . Davi foi apenas com a funda e algumas pedras lisas que pegou em um rio próximo ao encontro de Golias8 .

Invocando o nome de seus deuses para o mal contra Davi, Golias riu-se dele, perguntando se era por acaso um cão para que viesse a ele com cordas, referindo-se à funda que Davi usava9 . Davi respondeu: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com dardo, mas eu chego a ti com o nome de Jeová dos exércitos, o Deus das fileiras combatentes de Israel, de quem escarneceste.”10 Apressando-se, Davi pegou uma pedra e atirou com a funda e ela penetrou a testa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com