TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem, Cultura E Sociedade

Trabalho Escolar: Homem, Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  5.973 Visualizações

Página 1 de 8

1 ) Qual a importância da vida em grupo para os seres humanos ?

Os seres humanos não são capazes de viver sozinhos, o psicológico humano necessita de convivência social é através da socialização que este indivíduo se torna um ser social, pensante e atuante, devido a assimilação da cultura, das normas, dos comportamentos e das condutas.

2) O que é o processo de socialização?

Tem como objetivo a integração do ser humano à sociedade, e é um processo que nunca se dá por terminado. A socialização é um processo de influência mútua entre uma pessoa e seus semelhantes, um processo que resulta da aceitação dos padrões de comportamento social e da adaptação a eles.

3) Do ponto de vista da sociologia, como definimos personalidade?

Personalidade significa a soma das tendências de comportamento do indivíduo e que o tornam distinto dos demais na sua atuação cotidiana. É o resultado da hereditariedade com o meio, manifestada através do comportamento, cujas características são peculiares a cada pessoa

4) O homem adquire personalidade própria ou já nasce com ela? Explique?

Ele adquire o desenvolvimento de sua personalidade, quando primeiro se torna membro do grupo social, da família. Depois, continua desenvolvendo com outros grupos, como de amizade, vizinhança, escola, igreja, e profissionais, expandindo assim seu mundo individual, estabelecendo relações.

5) O que é uma personalidade normal em determinada sociedade?

A personalidade normal difere muito de uma sociedade para a outra, e dentro de uma mesma sociedade pode existir “várias personalidades normais” em função das culturas existentes. Cada indivíduo desenvolve uma personalidade normal, aceita pelos demais membros da sociedade, que foi produzida pela experiência total de uma pessoa criada na mesma sociedade.

6) Como a criança adquire as tendências de comportamento aceitas pelo grupo social?

Quando ainda crianças, a família é responsável pela transferência de informações. É aí que as crianças adquirem a linguagem e os hábitos do seu grupo social. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos à sociedade, assim formarão sua personalidade e consciência, observando as atitudes, modos e normas de seus familiares. Logo passam a identificar os outros que os rodeiam, e as normas e regras da sociedade, passando também a ser reconhecido como membro dessa sociedade.

7) O que são os tipos positivamente sancionados de personalidades?

São os “Herois Nacionais”, representados através da construção e presença dos grandes homens e da ação deles na história como mecanismo de sustentação dos grupos sociais, ajudando a definir padrões de comportamento e papéis sociais ideais que constituem umas das funções das instituições educacionais. Portanto, os heróis são tipos positivamente sancionados de personalidade que os sujeitos sociais são levados a copiar e que contribuem para o processo de socialização. Acredita-se que os heróis são os símbolos sociais mais expressivos, apresentando traços de personalidade que se quer imitar. O herói é sempre um exemplo a ser seguido.

8) O que é normal em uma sociedade pode ser absolutamente anormal em outra? Explique por quê.

Sim. No mundo existem diferentes culturas, onde o que é normal para uma pode ser anormal para outra.

Por exemplo: em alguns países é permitido que o homem se case varias mulheres, em outros essa pratica é ilegal.

Cada sociedade tem seu próprio modo de viver e tradição, principalmente no que se refere à religião, até mesmo entre sociedades do próprio país, então, dentro de uma mesma sociedade pode existir “várias personalidades normais” em função das culturas existentes.

9) Do ponto de vista do processo de socialização o que e melhor para o indivíduo, viver na diversidade ou homogeneidade cultural? O “melhor” que está sendo utilizado nessa pergunta não e um juízo de valor? Discuta o problema.

Através do processo de socialização o indivíduo sai da homogeneidade e passar a ter contato com outras pessoas, costumes (diversidade). Logo ele não deve se limitar ao comum, a mesmice, ele deve buscar sempre se atualizar e procurar manter o processo de socialização contínuo. O “melhor” está fazendo sim um juízo de valor, pois dá a entender que temos que escolher um ou outro (homogeneidade ou diversidade), não sendo possível estar aberto ao processo de socialização, devendo ficar apenas em um.

10) Os símbolos sociais são só pessoas (como heróis) ou podem ser fenômenos físicos, musica, bandeira ou outro objeto material?

Vemos o poder simbólico em todas as partes e representados em todas as partes e representações, em outros tempos não se queira reconhece-los, fazendo com que ele esteja em todas as partes e ao mesmo tempo em parte alguma. Ou seja, o símbolo está sempre representando alguma coisa em alguma parte , e nos só de olharmos nele já sabemos o que significa , um exemplo disso é a cruz, para todos é um símbolo de respeito, religião, morte. Sendo que o poder simbólico é uma construção da sociedade que tende a estabelecer uma ordem, sendo ela expressa apenas com nosso olhar, ou seja quando vemos algum símbolo já sabemos o que significa, e o que ele nos fala, tem o mérito de designar explicitamente a sua função social, os símbolos tornam possível o entendimento acerca do sentido do mundo social.

11) O que é o status? Exemplifique.

Nas conversas do dia a dia, as pessoas usam a palavra status para se referir ao prestígio de posições sociais altas. Para os cientistas sociais, status se refere a qualquer posição no sistema social, sendo alta ou baixa.

Definimos status como sendo a posição que um indivíduo ocupa na sociedade.

Numa universidade, por exemplo, existem diferentes status, que compõem a estrutura da instituição: há o reitor, o diretor, a secretária, o professor, o estudante e assim por diante. Para cada posição social corresponde um conjunto de direitos, deveres e privilégios que caracterizam o status na sociedade. Todos os indivíduos que vivem dentro de uma sociedade, possuem status. Alguns tipos de já existem socialmente, não somos responsáveis por ele. Assim, o status é uma realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com