TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem, Cultura E Sociedade,,completo

Trabalho Universitário: Homem, Cultura E Sociedade,,completo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  5.240 Palavras (21 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 21

Homem,Cultura e Sociedade web 01

1--O conceito de evolucionismo cultural multilinear, segundo o qual, cada cultura se desenvolve e segue seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que enfrentou e que cada traço cultural deve ser interpretado dentro do seu próprio contexto num dado conjunto sociocultural, é típico daqueles que adotam uma postura antropológica conhecida como:

Sua resposta está correta. O relativismo cultural é a teoria que justifica a multiplicidade de visões e condutas dos diferentes grupos humanos a partir da história de vida de cada um destes grupos, considerando o contexto vivido por eles.

Sua resposta

Relativismo cultural.

2) A corrente antropológica, fortemente influenciada pelo darwinismo, que defende a ideia de que a cultura se desenvolve de uma maneira uniforme, de tal forma que se espera que cada sociedade percorra todas as etapas que já tenham sido percorridas pelas “sociedades mais avançadas”, é um pensamento que expressa a tendência antropológica conhecida como:

Sua resposta está correta. A corrente evolucionista afiança a ideia de existir um roteiro evolutivo a ser percorrido pelas sociedades, cujas etapas não se modificam.

Sua resposta

Evolução cultural linear

3) Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

A) (___) Todas as pessoas são dotadas do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo é determinado geneticamente, independente de um aprendizado que consista na cópia de padrões que façam parte da herança cultural do grupo.

B) (___) O fato de que o homem vê o mundo através da sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida tão natural e correto como o do outro.

C) (___) O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.

D) (___) O costume de discriminar os que são diferentes, porque pertencem a outro grupo é somente praticado em relação aqueles que pertencem à outras sociedades e nunca dentro da própria a que se pertence.

E) (___) Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro.

A sequencia correta é:

Sua resposta está correta. As afirmações A, C e E são verdadeiras A – A antropologia cultura diz que o aparato biológico das pessoas é o mesmo sendo a cultura a responsável pelas diferenças de conduta C – Etnocentrismo é a crença de que a cultura em que a pessoas nasceu é mais correta do que as demais. Serve como parâmetro de analise das outras. E – No livro Cultura, um conceito antropológico Laraia diz que tentar interpretar culturas diferentes a partir de outra é manifestação etnocêntrica pois, cada cultura tem a sua própria lógica.

Sua resposta

V-F-V-F-V

4) Analise a afirmação de Félix Keesing: “Não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado”. Esse pensamento, é especificamenteCONTRÁRIO conceito conhecido como:

Sua resposta está correta. A antropologia cultural diz que fatores genéticos não são determinantes da conduta humana mas sim as aprendizagens sociais.

Sua resposta

Determinismo biológico

5) Relacione a coluna da direita com a da esquerda:

A) A cultura condiciona a visão de mundo 1 (___) A maior parte das sociedades humanas permite uma mais ampla participação na vida cultural aos elementos do sexo masculino.

B) A cultura interfere no plano biológico 2 (___) A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisa a partir do sistema a que pertence.

C) Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura 3 (___) Em lugar da superestima dos valores de sua própria sociedade, numa dada situação de crise os membros de uma cultura abandonam a crença nesses valores e, consequentemente, perdem a motivação que os mantém unidos, saudáveis e vivos.

D) A cultura tem uma lógica própria 4 (___) As transformações culturais de uma sociedade ocorrem, porque, os homens, diferentemente das formigas, tem a capacidade de questionar os seus próprios hábitos e modificá-los.

E) A cultura é dinâmica 5 (___) O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.

Sua resposta está correta. No livro citado acima, Laraia afirma que as pessoas têm diferentes espaços e papeis dentro do grupo, sendo que cada grupo tem a sua própria lógica, sendo a cultura tão importante que chega ao ponto de interferir na dimensão biológica da pessoa, É dinâmica e tem sua cosmovisão determinada pela sua cultura.

Sua resposta

C-D-B-E-A

WEB 2: A formação do Pensamento Ocidental

1) O conhecimento utilizado para resolver todos os problemas e responder à todas perguntas que eram feitas no período que antecedeu a Filosofia: o mito, ou, conhecimento mitológico.

Qual era a fundo mito?

Assinale a alternativa correta.

Sua resposta

Determina o que pode ou não pode ser feito nas relações entre as pessoas.

Depois das explicações mitológicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com