TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideograma chinês Tao

Artigo: Ideograma chinês Tao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Artigo  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

Artigo do Mestre Wu Jyh Cherng para o Jornal Tao do Taoísmo- n.19

O ideograma chinês Tao, que literalmente traduzido significa caminho, exprime o conceito filosófico de Absoluto. Este conceito traz a idéia de origem, princípio e essência de todas as coisas. O Absoluto está além do tempo, do espaço e da linguagem. Sendo assim, não pode ser expresso .pois todas as expressões dependem de uma linguagem e de uma referência de tempo e de espaço. Da mesma forma que não é possível usar uma régua para medir algo que está além das medidas, também não se pode usar a linguagem para descrever algo que está além da linguagem. Ou seja, não é possível usar conceitos ou ferramentas do mundo finito para definir algo que é o próprio infinito. Por isso, Lao Dzi diz, no Tao Te Ching:"O caminho que pode ser expresso não é o caminho constante".

Todas as linguagens -imagens, símbolos,palavras,idéias,pensamentos,sentimentos, emoções,etc, são mqnifestações posteriores à criação do universo. Todas essas manifeszta

ções correspondem à formas limitadas, passageiras, temporárias e impermanentes. Os valores atribuídos às coisas mudam conforme o tempo e o destino. O que hoje é valorizado, considerado nobre, bonito e inovador, amanhã certamente não será mais. Do mesmo modo , um caminho feito numa deternminada época, que está sendo seguido hoje, amanhã poderá não ser mais. Então um caminho que possa ser expressoatravés da forma não é eterno, não é o caminho constante.

O caminho que pode ser expresso não é o Caminho Constante. O nome que pode ser enunciado não é o Nome Constante. ( Tao Te Ching- Capítulo 1- Lao Zi

Nenhuma palavra pode enquadrar a real natureza do Tao. "O nome que pode ser enunciado não é o Nome Constante"ou seja, o Absoluto está além das linguagens. Apesar disso, para que possamos compreender racionalmente a experiência de um Mestre que vive na Condição Absoluta do Ser, torna-se necessário a utilização de nomes, de palavras. Em outra obra de sua autoria_ O Tratado da Transparênciae da Quietude Permanente- Lao Zi reforça essa idéia: : o Grande Caminho não tem nome, não tem emoção, não tem forma. Eu não sei o seu nome, mas me esforçando , atribuo à ele um nome, chamando-o de Caminho".

Um caminho só tem sentido e efeitos reais quando existem três elementos atuando simultâneamente: O Caminhante, o Caminho e o ato de caminhar. Um caminho que existe, porém não é trilhado, não tem utilidade.

Da mesma forma, caso exixta o caminhante, mas não exista o caminho, o caminhante não saberá por onde caqminhar. Finalmente, caso exista caminho e caminhante, ainda assim, dependemos de um terceiro elemento: O ato de caminhar. Ou seja, a Condição Absoluta de ser só pode ser encontrada através da experiênciap pessoal: O absoluto existe somente quando nos integramos à ele. Assim, você pode até compreender racionalmente que existe uma condição anterior ao Céu e à Terra , fonte criadora de todas as coisas; porém , caso você não a vivencie através da prática de um caminho, ela não existirá para você. Um caminho espiritual precisa ser praticado para que possa ocorrer a realização pessoal do praticante. Por isso, Lao Zi escolheu o termo "Caminho" para representar o Absoluto.

Esse caminho é o Caminho do Infinito, ou seja, um caminho que nunca termina. Apesar de um Taoísta nunca alcançar uma meta final, o próprio fato de estar trilhando um caminho que não termina significa que está vivendo o Caminho do Infinito, ou seja, significa que alcançou o seu objetivo espiritual. No Taoísmo, você nunca considera que chegou no final da linha, que sua realizaçao espiritual está terminada. Caso contrário, o caminho trilhado não seria o Caminho Constante.

Pensando a linguagem como palavras, esse Caminho- que está além dela - se compara com o sil6encio, com a ausência de palavras. Considerando como linguagem os pensamentos, idéias,intenções, visualizações, formas e símbolos, o além da linguagem seria a própria quietude. Essa quietude não deveria ser compreendida como a ausência de todas as coisas, mas como algo anterior que permite que todas as coisas se manifestem de maneira natural e expontânea. Ou seja, o Caminho é o próprio silêncio, a quietude e o vazio que está por trás e que coexiste com todos os ruídos, manifestações e formas da existência.

Sendo assim, para que possamos encontrar o caminho, precisamos encontrar o silêncio e a quietude interior, precisamos resgatar uma condição de transparência em relação ao ambiente externo. Não importa onde você esteja ou o que ocorra, o silêncio e a quietude interior devem permanecer inalterados, independente de qualquer fator externo. Para alcançarmos esse verdadeiro silêncio e quietude interior, precisamos possuir um certo grau de tranquilidade, precisamos estar nos sentindo bem. É impossível alguém encontrar um caminho interior de paz e tranquilidade se estiver remoendo algum sentimento no seu interior.

No mesmo tratado, em capítulos posteriores, Lao Zi menciona muitas vêzes a expressão "ausência de remorso". Ausência de remorso é exatamente ter a paz e a tranquilidade interior. Trata-se de reconhecer de maneira sincera e honesta que, dentro do possível, apesar de todas as nossas limitações, é possível se aperfeiçoar e melhorar na vida cotidiana, sempre buscando realizar o melhor para si próprio e para as outras pessoas.

O taoísmo não acredita no discurso de algumas pessoas que afirmam: "Todos estão no meu interior, basta que eu faça por mim, para estar fazendo por todos ". Um caminho espiritual não é um caminho onde se busca benefício exclusivamente pessoal, onde todo mundo deixa de ter importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com