TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ignorância e sociedade

Ensaio: Ignorância e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Ensaio  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 14

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo CAPÍTULO I Ignorância E Sociedade

CAPÍTULO I Ignorância E Sociedade

Photo Project Shows The Culture And Counterculture Changes Of Women In The Past 100 Years | BuzzWok.com | The Best Buzzing Stories Frying In One Place (Buzzwok)

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Filosofia

Enviado por: lins 17 junho 2013

Palavras: 3073 | Páginas: 13

) Que é ignorância?

Ignorância é não saber de alguma coisa, ela pode ser tão profunda que nem sequer a percebemos, ou seja, achamos que sabemos, mas realmente não sabemos e nem duvidamos que não sabemos.

2) Qual a diferença entre ignorância e incerteza?

Ignorância é não saber de algo e, na incerteza descobrimos que somos ignorantes e quem nossas crenças e opiniões não dão conta da realidade, e quando a ignorância e as dúvidas tomam conta descobrimos que aquilo que sempre acreditamos não nos serve mais.

3) Por que a dúvida, a decepção e o espanto podem despertar o desejo da verdade?

Porque a partir do momento que temos uma dúvida, ou uma decepção ou um espanto passamos a não saber mais o que pensar, e aí saímos em busca da verdade, saímos do estado de encantamento para ir em busca da verdade.

4) Por que em nossa sociedade é difícil despertar o desejo da verdade?

Porque com a demasia de informações, a rotina e as regras impostas pela sociedade nos sentimos seguros e confiantes, achando que o que nos dizem e impõem é a verdade. Mas somente buscamos a verdade quando temos incerteza ou estamos inseguros.

5) Como funciona a propaganda?

A propaganda nunca vende um produto dizendo o que ele é e para que ele serve. Ela vende uma imagem que é transmitida por meio de um produto, fazendo com que determinado objeto se torne o melhor e o essencial para nossas vidas.

6) Que significa dizer que o desejo, da verdade pode ser despertado pelos próprios obstáculos à verdade citados por nossa sociedade?

Significa dizer que quando encontramos obstáculos ou dificuldades e não acreditamos mais no que vemos e no que ouvimos, buscamos através destes obstáculos chegar a verdade.

7) Quais são os dois tipos de busca da verdade?

O primeiro tipo de busca da verdade é o que nasce da decepção da incerteza e da insegurança e, por si mesmo, exige que saiamos de tal situação readquirindo certezas.

O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e as crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade que nos cerca. É a busca da verdade na atitude filosófica.

8) O que é a “dúvida metódica” de Descartes?

Para Descartes a dúvida metódica é quando temos dúvidas e incertezas do que aprendemos, então passamos a elaborar um exame critico dos conhecimentos.

9) O que é o “argumento do sonho” de Descartes?

O argumento dos sonhos para Descartes é que quando sonhamos estamos convencidos que o sonho é realidade e não sabemos distinguir realmente o sonho da verdade, por isso não podemos afirmar que o mundo não é um sonho.

10) Qual a primeira verdade indubitável encontrada por Descartes? Explique como ele chegou a ela.

A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: “EU PENSO”. Ele chegou a ela pelo seguinte raciocínio: eu penso, pois, se duvidar de que estou pensando, ainda estou pensando, visto que duvidar é uma maneira de pensar.

CAPÍTULO II

Buscando a Verdade

Eduarda, Ericson, Gustavo, Lucas D., Sabrina

1. O que é o dogmatismo?

Dogmatismo é uma atitude natural e espontânea que temos desde muito crianças. É a nossa crença que o mundo existe e é exatamente como o percebemos. Somos seres práticos e nos relacionamos com a realidade. Ex: Ciclo da vida -> Nascer, Crescer, Trabalhar para sobreviver, Casar, Ter filhos e Morrer.

2. O que é atitude dogmática? Por que é conservadora?

São atitudes normais que aceitamos sem nenhum problema, porque tomamos o mundo como já dado, já feito, já pensado. Mesmo quando descobrimos coisas novas já diferentes do que havíamos suposto isso não abala nossa confiança na realidade. É conservadora por que se coloca como critério de verdade.

3. Como se rompe a atitude dogmática?

A atitude dogmática se rompe quando somos capazes de uma atitude de estranhamento diante das coisas que nos pareciam familiares. Que seja toda atitude fora do padrão, dos critérios da sociedade é considerável atitude de estranhamento, e só vai ser considerado normal quando a sociedade começar aceitar.

4. Dê um exemplo (tirando de sua vida pessoal, da literatura ou cinema) de estranhamento diante de alguma coisa ou algum fato que pareciam simples e naturais.

Exemplo: um professor colocar os pés em cima da mesa na sala de aula, é uma atitude de estranhamento diante de um fato que pode ser simples se encarado como natural.

5. Que dúvidas e perplexidades a linguagem provoca em nós? Dê exemplos.

As dúvidas pode ser nosso sentimento, e que a gente vai pensar, e se realmente aquilo é verdade.

Ex: Poesia, Música, Cinema.

CAPÍTULO III

As concepções da verdade

Alexsandro, Felipe S, Fernando, Kelvim e Paulo

1. O que é a verdade como alétheia?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com