TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Immanuel Kant

Pesquisas Acadêmicas: Immanuel Kant. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

Immanuel Kant

O Criticismo de Kant

O criticismo implica sempre em um estudo metódico prévio do ato de conhecer e dos modos de conhecimento ou por outras palavras, uma disposição metódica do espírito no sentido de situar, preliminarmente o problema do conhecido da correlação “sujeito-objeto”, indagando de todas as suas condições pressupostos.

O que distingue o criticismo de Kant é a determinação a prior das condições lógicas das ciências. Declara em primeiro lugar que o conhecimento não pode prescindir da experiência, a qual fornece o material cognoscível e nesse ponto coincide com o empirismo; por outro lado, sustenta que o conhecimento de base empírica não pode prescindir de elementos racionais, tanto assim que só adquire validade universal quando os dados sensoriais são ordenados pela razão: - “os conceitos, diz Kant sem intuições, são vazios; as intuições sem os conceitos são cegas”.

Segundo Kant, o espirito humano já possui certas formas ou formas condicionantes da apreensão sensível. O conhecimento está sempre bitolado pela medida humana.

O conhecimento, portanto está sempre subordinado a uma série de medidas que são, ou as formas a priori da sensibilidade ou os conceitos ou categorias a priori do entendimento, o homem conhece, contribuindo construtivamente para o ato de conhecer, operando a síntese de matéria e forma. Ao lado dos juízos analíticos que são sempre a priori, e dos “sintéticos a posteriori”, que resultam da experiência, colocam-se como condição das construções cientificas, “os juízos sintéticos a priori” .

O Conhecimento, portanto segundo o criticismo de Kant, envolve sempre uma contribuição positiva e construtora por parte do sujeito cognoscente em razão de lago que está no espirito.

Juízos Analíticos e Sintéticos

Os juízos analíticos são a priori, dotado de validade universal e necessária independente da experiência: o seu valor é meramente explicativo.

Os juízos sintéticos são considerados sempre a posteriori: a sua validade é particular e contingente, visto como o acréscimo, expresso pelo predicado é fruto de determinada experiência, estando assim o enlace lógico entre o sujeito e o predicado subordinado a particularidade e a contingencia dos fatos observados, ou a superveniência de novos testes.

Kant conclui que é possível o conhecimento a priori de objetos ou por outras palavras, que quando se enuncia cientificamente algo acerca da realidade, o juízo que opera tal enlace lógico, possui uma validade necessária, que ultrapassa os limites ou o âmbito em que se contenham os dados experimentados: essa possibilidade de formular juízos, com base na experiência, mas de uma validade que a transcende. “Esta é concebida como sendo dotada de um poder originário e a priori de síntese, que atua com “formas de sensibilidade” e como “ categorias ou conceitos funcionais do entendimento”, ordenando os “dados” das sensações e enlaçando-os constitutivamente, afinal, na unidade lógica e integrante dos juízos sintéticos a priori.

Criticismo e o direto

Pelo que foi apresentado no livro o criticismo de Kant foi responsável por influenciar uma série

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com