TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intuição

Resenha: Intuição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Intuição – o que é?

A palavra intuição vem do latim intueri, que significa considerar, ver interiormente ou contemplar. A intuição é uma compreensão global e completa de uma verdade, de um objeto, de um fato. É um ato intelectual de discernimento e compreensão, como, por exemplo, quando um médico, graças ao conhecimento que possui, faz um diagnóstico em que apreende de uma só vez a doença, sua causa e o modo de tratá-la.

Intuição é uma forma de conhecimento que está dentro de todos nós, embora nem todas as pessoas saibam utilizá-la, de acordo com a psicóloga Virginia Marchini, fundadora do Centro de Desenvolvimento do Potencial Intuitivo, de São Paulo. Os psicólogos se referem à intuição como “insight”, que descrevem como o momento em que temos uma compreensão total, direta e imediata de alguma coisa, ou o momento em que percebemos, em um instante, uma solução para algum problema.

O matemático e filósofo Blaise Pascal referia-se à intuição como o produto da capacidade da mente de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, graças às infinitas conexões inconscientes que tornam possível à mente consciente fazer escolhas. O psiquiatra Carl Jung dizia sobre o conhecimento intuitivo: “Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior”.

Um exemplo simples de intuição, é quando você decide levar uma blusa de frio ao sair de casa, por olhar pela janela e ver o dia nublado, que irá lhe lembrar/sugerir que poderá fazer frio, o levando à conclusão de que é melhor levar uma blusa.

Caso pessoal:

Uma vez, sonhei que minha mãe havia morrido em um acidente de carro. Acordei um pouco assustado e fui conversar com ela sobre. Disse que estava com um mau pressentimento. Nessa mesma manhã, meu tio (por parte de mãe) sofreu um acidente de moto, e, posteriormente, veio a falecer.

A intuição racional pode ser de dois tipos: intuição empírica/sensível ou intuição intelectual. O caso apresentado anteriormente é um caso de intuição sensível.

Referências

• Livro “Iniciação à Filosofia” – CHAUI, Marilena – vol. único; Páginas consultadas: 75,76 e 77.

• Matéria no site da revista “Super Interessante”: <http://super.abril.com.br/cotidiano/intuicao-446302.shtml>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com