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Lima vaz

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  631 Visualizações

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UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

ANTROPOLOGIA FILOSOFICA

Categoria do Corpo Psíquico Espírito

POUSO ALEGRE

2015

INTRODUÇÃO

O ser humano se confronta com as perguntas fundamentais sobre si mesmo: O que posso saber? O que devo fazer? O que é me permitido? E finalmente o que é o homem? Está e uma pergunta central e mais abrangente de toda filosofia.

Lima Vaz em sua Antropologia Filosófica adota uma estrutura de tripartida da estrutura e das relações que consente tanto quanto seja possível responder a tal questão. As categorias de estruturas são o corpo próprio, o psiquismo e o espírito.

O corpo próprio é a forma de inserção e de manifestação do homem no espaço do mundo.

O psiquismo é o sujeito exprimindo-se na forma de um Eu psicológico, unificador de vivencias, estado e comportamento.

O espírito é o momento mais elevado da auto expressão do homem que se manifesta sobre tudo como inteligência e liberdade.

  1. PRÉ- COMPREENSÃO DO CORPO PRÓPRIO

O inicio dessa pré-compreensão é o discernimento, do homem, do corpo como substancia material (totalmente físico) e como organismo (totalidade biológica) e o corpo como corpo próprio (totalmente intencional). O corpo próprio, podemos falar de um Eu corporal, o que não é o caso do corpo físico ou corpo biológico, o homem é o seu corpo: corpo físico, corpo biológico como o animal.

Pelo corpo o homem está presente no mundo, entende-se o corpo como total físico orgânico e como total intencional. O homem esta presente no mundo por meio de seu corpo pela presença natural, o homem esta presente no espaço tempo físico e no espaço tempo biológico de seu corpo.

Natural, o homem está no mundo ou na natureza em situação fundamentalmente passiva. Intencional, o homem está no mundo em situação fundamentalmente ativa, isto é, um ser no mundo. Pela presença intencional, o homem está presente como sujeito. O corpo próprio pode ser chamado assim, o lugar fundamental do espaço propriamente humano. Há vários níveis que se pode denominar humano.

  1.  Reestruturação do espaço tempo físico biológico: É onde se forma a imagem do corpo próprio e em que o espaço se estrutura como postura do corpo e o tempo como ritmo do corpo.
  2. O nível da reestruturação do espaço-tempo psíquico de nosso estar no mundo pelo próprio corpo. Trata-se aqui, da presença do corpo próprio na ordem da afetividade, segundo a qual o espaço-tempo humano é significado por meio do sentimento, da emoção, da imagem. Aqui também a sexualidade é transposta, por meio do corpo próprio.
  3. Nível da reestruturação do espaço tempo cultural de nosso estar no mundo por meio do corpo próprio. O corpo em determinada cultura ou tradição cultural a pré-compreensão, se exerce como mediação empírica que suprassumo o corpo dado ou corpo na natureza na forma do corpo próprio pela qual se torna humano.

Outro ponto de vista é a explicação cientifica do corpo humano oferecida pelas diversas ciência da vida e pela biologia humana, pela ciência objeto o corpo tal como e dado na natureza e não como corpo próprio, o processo de objetivo do corpo podemos dizer por conseguinte que a auto compreensão filosófica do homem, inicia duas proposições fundamentais:

  1. Corpo é o próprio sujeito (EU)
  2. Corpo é o sujeito dando a essas formas expressivas na natureza do sinal na relação com outro e com o mundo.

  1. COMPREENSÃO DO PSIQUISMO

Definir o psiquismo  o mesmo que coloca-lo a somática do corpo,corpo próprio e espiritual. ALMA
+ CORPO + ESPÍRITO = PSIQUISMO Desde o incio a reflexo sobre o psíquico aparece situado em uma posição mediadora entre o corporal e o espiritual. Essa posição confere ao psíquico uma função igualmente mediadora,e essa posição mediadora do psiquismo que se trata de elevar ao nível da categoria e de assumir no discurso da Antropologia filosófica. Para a estrutura do psiquismo o ser humano reflete sua figura interior e constitui seu próprio "Eu psíquico", ao contrário do seu "Eu corporal",que absorve uma exteriorização. Para o psiquismo,estar no mundo  imediato,e o estar presente no mundo  intencional,ou seja,pela presença intencional existe uma interiorização ao mundo  e a constituição de um mundo interior foi a reconstrução do mundo exterior,organizando-se através do imaginário como percepção e do afetivo como desejo ou pulsão.                                                         A  pré compreensão do psiquismo se dá em um entrecruzamento entre  o estar-no-mundo e o ser-no-mundo,entre a presença natural e a presença intencional. Por origem o "Eu psíquico" se manifesta em uma temporalização do espaço, na sucessão dos estados de memória. Sendo o psiquismo reconhecido pelo estatuto científico no século passado. Onde,segundo a grande maioria dos psicólogos contemporâneos, a Psicologia  uma ciência das condutas,isto , dos comportamentos que exprimem um intercâmbio funcional com o meio ambiente,tendo em vista a adaptação do indivíduo s modificações incessantes do meio. São duas as correntes progressoras do psiquismo, são elas:
> Comportamentalista- opera com (S-R)
> Cognitivista- que utiliza a teoria dos modernos que se presumem aptos a exprimir o funcionamento da vida psíquica do indivíduo. Podemos dizer,portanto,que estruturalmente o psiquismo é  o sujeito exprimindo-se na forma de um Eu psicológico,unificador de vivências,estados e comportamentos. Relacionalmente, no nível do psiquismo constitui-se a linguagem, que é  a forma específica de comunicação entre os sujeitos,e que investe igualmente a tradução psíquica do mundo exterior,conferindo uma dimensão psíquica ao acesso a coisa pela relação objetiva. O homem é o (seu) psiquismo, ou seja, o psiquismo  um momento categorial, a delimitação tética da auto afirmação do sujeito.

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