TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica

Seminário: Logica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Seminário  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

LÒGICA

A palavra "Lógica" deriva do termo grego logos (logos) que significa discurso ou razão, isto é, tudo o que se refere ao saber humano em ordem à conquista da verdade.

A Lógica pode considerar-se, quer como ciência, quer como arte. Como ciência, preocupa-se com as formas gerais do pensamento, como arte, apresenta-nos um conjunto de normas (ou regras) para pensar correctamente.

Os filósofos medievais definiram magnificamente a lógica como "a arte das artes" ou " a ciência das ciências". Vejamos em seguida algumas definições de lógica segundo um autor dos nossos dias:

• Ciência das formas válidas do pensamento.

• Estudo sistemático das formas ou procedimentos com os quais a razão elabora o saber.

• Ciência das operações da inteligência, orientadas para a conquista da verdade.

• Ciência das condições do pensamento correcto e do pensamento verdadeiro.

• Arte que orienta todo o acto racional de uma maneira ordenada e isenta de erro.

• Ciência que estuda as regras das operações racionais válidas e os processos utilizados pelas várias ciências em busca da verdade.

LÓGICA FORMAL

A Lógica formal estabelece as condições de conformidade do pensamento consigo mesmo. Não visa, então, às operações intelectuais do ponto-de-vista de sua natureza: isto compete à Psicologia, mas do ponto-de-vista de sua validade intrínseca, quer dizer, de sua forma. Ora, todo raciocínio se compõe de juízos, e todo juízo, de idéias: há lugar, pois, para distinguir três operações intelectuais especificamente diferentes:

1. Apreender, isto é, conceber uma idéia.

2. Julgar, isto é, afirmar ou negar uma relação entre duas idéias.

3. Raciocinar, isto é, de vários juízos dados tirar um outro juízo que destes decorre necessariamente.

A Lógica estuda estas três operações em si mesmas, a saber, enquanto elas são atos do espírito, e nas suas expressões verbais, que são: para a apreensão, o termo; — para o juízo, a proposição; — para o raciocínio, oargumento.

LÓGICA DIALÉTICA

Etimologicamente, dialética vem do grego dia, que expressa a idéia de “dualidade”, “troca” (dia= entre) e lektikós , “apto à palavra”, “capaz de falar”. É a mesma raiz de logos (palavra, razão) e, portanto, se assemelha ao conceito de diálogo. No diálogo, há mais de uma razão que entram em contato.

A palavra dialética tomou vários sentidos ao longo da história, mas aqui a tomaremos no sentido que tomou a partir do século XIX com Hegel.

A lógica aristotélica baseia-se nos princípios de identidade e de não-contradição, fundamentais para a concepção metafísica do mundo, típica da filosofia antiga. Enquanto a metafísica utiliza moções abstratas e absolutas, explicando a realidade estática a partir de suas essências imutáveis, a lógica dialética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com