TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEPA

Casos: MEPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 4

• Elabore um texto explicando a relação entre senso comum e ciência, tal como proposta por Rubem Alves. Atenção! Não devem apenas definir um e outro, mas pensar e escrever sobre a relação entre ambos. O texto deverá ter no mínimo uma página e no máximo duas (fonte times new roman, tamanho12, espaçamento entre linhas: 1,5). Vocês poderão usar outras referências bibliográficas como fonte, mas deverão informar as fontes consultadas após o texto (normas da ABNT).

Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observação do mundo.

O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.

É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.

Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.

Já a Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.

A ciência, em geral, comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos.

A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor.

A ciência tem evoluído ao longo dos séculos. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna.

É notória a diferença entre esses dois campos do conhecimento, o desafio desse texto é atentar e sinalizar a relação entre elas.

O senso comum é para muitos estudiosos o ponto de partida de qualquer conhecimento mais aprofundado da realidade como a ciência, a filosofia ou o conhecimento racional. Considera-se que existe continuidade entre o senso comum e a ciência, constituindo-se esta como um nível de conhecimento mais rigoroso e aprofundado acerca da realidade. A ciência constrói-se corrigindo, reformulando e esclarecendo o senso comum através da crítica.

No entanto, a quem sustente a opinião que o, senso comum, impossibilita acender ao verdadeiro conhecimento, constituindo-se como um obstáculo epistemológico. A opinião limita-se a constatar a ocorrência dos fenômenos, sem ter, assim, qualquer preocupação de questionar de forma sistemática, e rege-se por critérios de utilidade, pelo que não fomenta o progresso intelectual. Neste sentido, propõe-se a ruptura da ciência com a opinião, no caso senso comum.

Por fim, aceita-se a ideia de causa e efeito entre as duas áreas de conhecimento e acredito que cada modo de conhecimento tenha uma utilidade dentro do contexto no qual se insere: o conhecimento científico se insere em um contexto de pesquisas científicas (as quais preconizam método e argumentos capazes de validar as hipóteses formuladas),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com