TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MITOXFILOSOFIA

Por:   •  5/4/2015  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE FILOSOFIA

Tema: Mito x Filosofia e o Primeiro filosofo.

        O surgimento da Filosofia se deu a partir da necessidade da busca do saber. A palavra Filo (amor) sofia (conhecimento), é de origem grega e significa amor ao conhecimento. Desde os primórdios a origem da filosofia é considerada como uma ruptura nos ensinamentos míticos, já que a filosofia é um discurso racional e o mito um discurso baseado na crença e repassado oralmente de geração á geração.

        O mito na Grécia antiga é um ensinamento que era passado para outras gerações, através de um discurso em público. Tal discurso era considerado verídico, pois as pessoas acreditavam na credibilidade do narrador.

        O narrador dos mitos era chamado de Poeta Rapsodo, e as pessoas acreditavam que eles eram detentores daquele saber, pois os próprios deuses teriam mostrado a eles tal conhecimento.

        O mito buscava a origem das coisas, mas não como um pensamento racional, por isso com o passar do tempo o mito passou a ser questionado, e começou a ser substituído por um novo tipo pensamento, um pensamento racional.

        A partir do questionamento sobre o valor do ensinamento mítico, surge a filosofia, que seria a busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal.

        A filosofia pode ser dividida em vários ramos, a metafísica, ontologia, cosmologia, lógica, epistemologia, ética, etc.

        O primeiro filosofo, que foi considerado como marco inicial da filosofia, é filosofo Tales de Mileto.

        Tales é de ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, por volta 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C.

        Sua principal contribuição ao pensamento cientifico-filosófico foi à introdução das noções fundamentais, como physis, arqué, causalidade e etc. Tales foi o primeiro a pensar que as coisas teriam origem a partir de um elemento, para ele a água, deixando de lado os mitos e as superstições. Ele também foi o primeiro a explicar o eclipse solar.

Além da sua importância ao pensamento cientifico filosófico, tales conseguiu desenvolver os primeiros teoremas geométricos.

        Existem poucos dados históricos a cerca da vida de Teles, seus conhecimentos e ensinamentos foram repassados principalmente através de Aristoteles. Era comum na antiguidade, os metres não deixarem escritos os seus ensinamentos, cabendo aos seus discípulos a propagação do que foi aprendido, e a partir dai seu conhecimento ia sendo disseminado para gerações futuras.

        Acredita-se que ele estimulava os seus discípulos para buscarem outras explicações para a realidade, ou outros elementos primordiais.

        Com seus conhecimentos em astronomia e meteorologia, diz-se que Tales pode prever com antecedência de um ano, uma colheita de azeitonas. Na qual ele usando sua praticidade alugou todas as prensas de azeite de oliva da região, e durante o verão os produtores de azeitona, tiveram que alugar dele, a um preço elevado, a utilização das prensas. Com essa feita, Tales conseguiu juntar um bom dinheiro.

Máximas de Tales de Mileto:

1. A ignorância é incômoda.

2. Conhece-te a ti mesmo.

3. Espera receber de teus filhos, quando fores velho, o mesmo tratamento que dispensaste a teus pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com