TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTOS SOCIAIS

Trabalho Universitário: MOVIMENTOS SOCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

¬¬¬¬¬¬Os movimentos sociais estão representados através de sindicatos, manifestações, greves etc.

Os movimentos sociais no Brasil sempre foram representados por duas vertentes básicas a intelectualidade inorgânica (extrema direita) e movimentos proletários (extrema esquerda); isso até o inicio da década de 1990 e antes da instalação de uma política neoliberal; na atualidade os movimentos sociais (vide protestos em capitais brasileiras) incorpora elementos de todas as camadas sociais; étnicas e religiosas. O que se configura também pelo processo de abertura econômica; abertura e interpenetração de mercados, na globalização e na ampla informação; através de redes sociais.

As manifestações foram geradas em torno da copa, pois o povo reclamava pelas condições alarmantes que se encontra a educação e a saúde. Enquanto bilhões são investidos em uma copa, para construir hotéis para estrangeiros, enquanto encontram-se pessoas morrendo na fila do SUS, a espera de um transplante. Nota-se que estrangeiros estão sendo priorizados enquanto o povo da nação e desvalorizado no caso os brasileiros.

Se tornou tão importante discutir questões sobre transporte saúde etc. Pelo fato de vivermos em um país democrático , e há muito tempo não vemos exercendo nosso papel de falar, exigir, e dizer o que queremos. Um dos fatores é que passamos tempo "acomodados" com o que as autoridades políticas nos proporcionavam, sem ao menos perceber que tudo o que vivemos, é o que eles querem e não o que nós queremos. Pois, o Brasil não vai à frente se ficarmos em casa assistindo tv e comendo pizza. O Brasil vai à frente a partir da educação e aprendizagem, pelo conhecimento que mostramos ter e por nossa entrada nessas discussões de forma sábia e plena.

A relação que existe no futebol e que existem regras que, se descumpridas tem punição, há uma ordem e os jogadores precisam obedecê-la. Se o futebol nos traz isso, então precisamos aplicar isso em nossa vida cotidiana, ou seja, utilizando a ordem social!Direitos e deveres existem em todos os momentos da nossa vida tanto como pessoa como profissional, em minha formação isso é fundamental, questões de saúde irá estar sempre em primeiro lugar, pois serei uma das que com certeza preencherá as vagas de hospitais colaborando assim com o meu país em prol de uma saúde melhor para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com