TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTOS SOCIAIS

Dissertações: MOVIMENTOS SOCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  2.481 Visualizações

Página 1 de 5

01. (ENEM 2011) “Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática”. (SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010) (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque

A) determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.

B) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.

C) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

D) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.

E) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

02. Sobre os Movimentos Sociais é correto afirmar que:

A) São ações de determinados grupos sociais, com objetivos de mudanças sociais, radicais ou reformistas.

B) São organizações clandestinas que lutam por uma revolução mundial.

C) Os movimentos sociais são ações coletivas ligadas apenas a questões econômicas.

D) São mobilizações feitas em todo o mundo, com objetivo de mudar os padrões sociais e estéticos do planeta.

E) Todas as alternativas estão corretas.

03. (Unimep-SP) O Hip Hop é um movimento cultural juvenil presente em diferentes metrópoles mundiais. Historicamente ele surgiu no bairro do Bronx nova-iorquino. No final dos anos 1970, jovens afro-americanos e caribenhos tiveram participação decisiva em sua constituição. A dança Break a arte visual materializada no grafite e o rap como expressão poético-musical integraram-se como pate do sistema cultural juvenil em construção. José Carlos Gomes da Silva. Arte e Educação: a experiência do movimento Hip Hop paulistano. No Brasil, o movimento Hip Hop apareceu no início dos anos 1990, representando:

a) as reivindicações da juventude de classe média negra urbana.

b) a organização de gangues criminosas.

c) a articulação do movimento jovem com partidos políticos.

d) a partir da arte, denúncia das dificuldades da pobreza e das práticas de discriminação étnica.

e) reivindicação de participação política da juventude moradora da periferia dos grandes centros.

04. (U.E. Londrina - PR) Diversos movimentos sociais emergiram nos anos 1990, no Brasil, e na América Latina (Movimento dos Sem Terra, Zapatistas, Piqueteros, entre outros). Apesar de suas diferenças políticas, sociais e ideológicas, esses movimentos combatem o caráter concentrador de riqueza praticado por governos apoiados em políticas econômicas de estabilização monetária apresentadas como anti-inflacionárias, que dão primazia ao pagamento da dívida externa por meio do superávit primário. Tais políticas econômicas são também denominadas:

a) Nacional-desenvolvimentistas, por priorizarem o desenvolvimento da indústria de capital nacional em detrimento dos investimentos estrangeiros.

b) De bem-estar social, por priorizarem o estabelecimento de um grande pacto social entre as classes e os grupos sociais nacionais, como forma de gerir responsavelmente o fundo público.

c) Neoliberais, pois, em nome do desenvolvimento do país, priorizam os interesses econômicos e políticos de frações sociais ligadas ao capital financeiro nacional e internacional.

d) Nacional-populistas, pois, como no governo de João Goulart, voltam-se para a ampliação dos direitos sociais e trabalhistas, beneficiando milhões de trabalhadores em condições precárias de trabalho.

e) De Planificação Estatal, uma vez que se encontram estruturadas em torno do princípio de crescer para redistribuir, opondo, assim, o Estado Nacional ao livre-comércio global.

05. (U.E. Londrina - PR) “Era a manhã ensolarada do dia 1º de maio de 1980, e as pessoas que haviam chegado ao centro de São Bernardo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com