TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maarx

Artigos Científicos: Maarx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

Karl Marx compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade e esta sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Deste modo, suas relações de produção e suas relações sociais fundam todo processo de formação da humanidade. Esta compreensão e concepção do homem é radicalmente revolucionária, pois é a partir dela que Marx irá identificar a alienação do trabalho como a alienação fundante das demais. Karl Marx também desenvolveu conceitos importantes como ideologia, concebida como um sistema de inversão da realidade, em que as ideais da classe dominante aparecem como as ideias dominantes de uma época. Para ele, a ideologia burguesa tem como objetivo fazer com que as pessoas não percebam que a sociedade é dividida em classes sociais, atuando para a manutenção das estruturas sociais.

Estes conceitos possibilitam a compreensão das razões pelas quais os oprimidos não se rebelam contra o sistema, pois o sistema de dominação é “introduzido” em suas cabeças, que passam a ver com naturalidade a desigualdade e a opressão, dificultando os processos de transformação social. Segundo Marx, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana e para acabar com isso a classe trabalhadora deveria unir-se aniquilando de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, intensificava as diferenças sociais. Marx, ao perceber que a sociedade mudou desde que foi implementado o capitalismo como sistema político-econômico, decidiu pensar num sistema totalmente igualitário e oposto ao capitalismo.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Marx, a vida dos indivíduos e suas formas de vinculação em classes seriam definidas a partir da posição ocupada pelo indivíduo no sistema de produção, assim, os que tivessem mais recursos seriam considerados como classe dominante, devido não só a influência, mas ao poder dado ao dinheiro. Já os que possuíssem menos, seriam a classe dominada. O trabalho do proletário (mão-de-obra assalariada) engrossa o lucro da burguesia (industriais que investem na produção) à medida que o trabalhador nunca ganha o salário condizente com a sua produtividade, os salários são sempre mantidos o mais baixo possível. Outro conceito desenvolvido foi o de alienação que faz com que o trabalhador perca a consciência da sua realidade concreta, não se percebendo como o verdadeiro produtor das riquezas, onde trabalhador passa a ser controlado externamente, pelo seu patrão, que determina o seu salário, a sua jornada.

Em primeiro lugar, Karl Marx, decidiu, em sua ideologia, que não haveria mais divisões em classes por nenhum motivo. O sonho da sociedade sem classes sociais materializou-se com o comunismo, porém a maioria dos países seguiu a política capitalista. Karl Marx acreditava que a solução para os problemas da sociedade seria o poder ao povo, a classe trabalhadora, que é quem move e produz riqueza para o estado. Estudando a sociedade capitalista e seus grupos sociais através do sistema produtivo, Marx, chegou à conclusão de que a relação entre capitalista e trabalhador leva a sua exploração pelo capital e que por isso havia constante conflito entre essas duas classes, um conflito que não poderia ser resolvido dentro da sociedade capitalista, sendo assim apenas por um processo revolucionário que os proletários de todo o mundo, segundo Marx, poderiam eliminar as condições de apropriação e concentração dos meios de produção existentes. Acabando a propriedade desses meios, desapareceria a burguesia e instalar-se-ia, transitoriamente, uma ditadura do proletariado até que se realizem as condições de uma forma de organização social comunista.

Marx também contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferentemente de Durkheim e Weber, considerava que não se pode pensar a relação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Por isso, o estudo de qualquer sociedade deveria partir justamente das relações sociais que os homens estabelecem entre si pra utilizar os meios de produção e transformar a natureza. Para Marx, portanto, a produção é a raiz de toda a estrutura social. Na sociedade antiga, por exemplo, a relação social básica era a relação senhor-escravo. Não podemos, segundo Marx, entender a política ou a cultura dessa época sem primeiramente estudar essa relação básica que condicionava todo o resto da sociedade.

Mas o objetivo maior de Marx não era elaborar uma tória geral sobre a sociedade, e sim estudar a sociedade de seu tempo – a sociedade capitalista. Segundo Marx, na sociedade capitalista as relações sociais de produção definem dois grandes grupos dentro da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com