TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Freinet

Trabalho Escolar: Movimento Freinet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Freinet ao se referir de sua obra sempre afirmou que não se tratava de uma declaração de princípios nem de um método e sim de um movimento de caráter comunitário e cooperativo.

Procurava elaborar, em conjunto com outros colegas educadores, em conjunto com instrumentos de trabalho, e visando aperfeiçoar a pratica docente.

Já no sul da França, Freinet empreendeu esforços no sentido de descobrir e inventar novas formas de ensinar, diferentes das tradicionais. Procurando restabelecer a continuidade entre a vida e a escola.

Ao exercer a sua atividade de professor, Freinet sempre assumiu as suas responsabilidades sócias e pedagógicas no sentido da renovação da sociedade.

Há uma convergência entre o pensamento de Freinet e o de Jonh Dewey. Para este, o pensamento e o instrumento da experiência e a educação não e uma preparação para a vida, mas a própria vida, presente e ativa. Para Freinet , o educador precisa tornar a escola uma continuidade da vida , assim o ato educativo assumirá novamente a sua indisponível coerência.

Freinet baseou-se nos psicólogos de seu tempo, em especial em Claparéde e Ferriére. Ele defendia a ideia de que o professor deve considerar os interesses de seus alunos, deixando que eles se manifestem espontânea e livremente para fazer o trabalho pedagógico que tenha por base a livre expressão dos alunos.

Freinet afirmava que a educação deve ter origem na criança. Por isso, procurou conhecer a criança pelas suas produções espontâneas: conversas livres, composição livre de pequenos textos, desenhos livres. Ao mesmo tempo, foi percebendo que esses processos de investigação eram também meios educativos. Nas classes em que se aplica o sistema Freinet, o professor pede ao aluno que desenhe ou eu narre oralmente acontecidos de sua vida assim como suas observações e suas experiências. Relatos orais ou dos desenhos surgem as composições livres dos alunos.

Freinet encorajou assim os alunos a produzirem habitualmente textos e desenhos livres, substituindo desse modo e duma maneira satisfatória as redações impostas e os desenhos sem interesse.

Para atingir este objetivo e motivar os estudantes a aperfeiçoar os instrumentos da sua expressão espontânea, sobretudo a expressão escrita, introduziu na escola onde lecionava uma maquina de imprimir. Ele descobriu os múltiplos serviços que a imprensa pode prestar á escola e propôs sua utilização para editar material escrito pelos próprios alunos.

A imprensa escolar, além de ser um recurso motivador na aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolve a livre expressão do aluno, favorecendo a comunicação. Gilbert afirma que a utilização da imprensa na escola oferece também o meio de se constituírem, na classe, reservas personalizadas da cultura e socializa os trabalhos escolares.

Esse mesmo autor diz que, pela utilização da imprensa na escola, a pedagogia de Freinet assume uma dimensão mais ampla.

Freinet sugere também a projeção de filmes e propõe a utilização da biblioteca escolar para a consulta e pesquisa.

Freinet critica o conhecimento parcial e dogmático dos manuais escolares. Por isso, os livros didáticos existem na biblioteca escolar para serem consultados pelos alunos, mas não são usados como manual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com