TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mészaros

Por:   •  27/8/2016  •  Ensaio  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta parte, intitulada A aprendizagem é a nossa própria vida, desde a juventude até a velhice, István Mészaros discorre sobre a importância de haver nos indivíduos uma concepção de educação e intelectualização mais amplas, em todos os aspectos da vida, incluindo dentro e fora da escola. Para Mészaros, é preciso que a educação trabalhe também de um modo mais amplo, ajudando assim a superar certa “alienação” inspirada de uma ordem social capitalista existente, ele coloca um argumento de Gramsci como exemplo de sua opinião, defendendo a posição de que é possível sim reconhecer que se pode haver mudanças de nossas visões no∕sobre o mundo, independente da opinião capitalista existente na sociedade.  Gramsci diz:

[...] fora do trabalho, todo homem desenvolve alguma atividade intelectual; [...] portanto contribui para manter ou mudar a concepção do mundo.(p. 49)

        Essa citação mostra a chamada “conclusão bifacetada” de Gramsci, entretanto uma posição, como dita no texto em questão, democrático.

        É possível tornar essa educação sugerida pelo autor, de cunho emancipatório, possível desde que haja então uma “contra-internalização” ou “contra-hegemonia” da educação formal que segundo o autor, é preocupada em induzir certo conformismo nas classes menos abastadas, proletariado.

        Em síntese, é preciso haver uma práxis, capaz de ajudar o indivíduo a pensar de forma que ele seja o agente de sua realidade, não tão somente voltada ao capitalismo, trabalhando de forma consciente desde sua infância até a velhice, tornando uma sociedade mais intelectualizada e consequentemente igualitária, no que se refere ao âmbito educacional.


REFERÊNCIAS

MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Bomtempo, 2005. 128 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com