TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Socrático na Sociedade Contemporânea

Por:   •  21/7/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 7

O MÉTODO SOCRÁTICO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA[1]*

EL MÉTODO SOCRATICO EN LA SOCIEDAD CONTEMPORÁNEA

Edilson de Oliveira Carvalho[2]**

Luiz Rodrigues Matos Netos [3]***

Soraia Batista Rodrigues[4]****

Resumo

Este trabalho explora a gravidade da prática socrática na sociedade contemporânea. A prática socrática, adiantado pelo filósofo grego Sócrates, baseia-se na comunicação e na apuração julgamento quão forma de pegar participação e animar o raciocínio reflexivo. Ao psicanalisar a aplicação dessa prática na associação atual, discutimos quão ele pode elevar a seguimento pela verdade, a ampliação do raciocínio embaraçoso e a edificação de uma cidadania ativa e participativa. Apresentamos exemplos de quão a prática socrática pode ser utilizado em diferentes contextos, quão na educação, na atmosfera de serviço e no globo público. Concluímos que a prática socrática continua relevante nos existência de hoje, oferecendo uma aproximação valiosa para tratar com os desafios e dilemas contemporâneos.

RESUMEN

Este trabajo explora la gravedad de la práctica socrática en la sociedad contemporánea. La práctica socrática, propuesta por el filósofo griego Sócrates, se basa en la comunicación y en la verificación del juicio como forma de captar la participación y fomentar el razonamiento reflexivo. Al psicoanalizar la aplicación de esta práctica en la asociación actual, discutimos cómo puede aumentar el seguimiento de la verdad, ampliar el razonamiento embarazoso y construir una ciudadanía activa y participativa. Presentamos ejemplos de cómo la práctica socrática se puede utilizar en diferentes contextos, como en la educación, en el ambiente de servicio y en la esfera pública. Concluimos que la práctica socrática sigue siendo relevante en la existencia actual y ofrece un enfoque valioso para abordar los desafíos y dilemas contemporáneos.

Palavras-chave: prática socrático, comunicação, raciocínio reflexivo, participação, associação contemporânea.

INTRODUÇÃO

Neste artigo, exploraremos a prática socrático, seu significado e sua praticabilidade na instituição contemporânea. Iniciaremos com uma rápida contextualização histórica e conceptual da prática socrática, destacando sua aceitação e crédito ao extenso da história.

Em seguida, analisaremos quanto a prática socrático pode ser aplicado na instituição presente, discutindo seus benefícios e desafios. Por fim, apresentaremos exemplos práticos de quanto a prática socrática pode haver empregado em diferentes áreas da instituição, quanto na educação, no âmbito de trabalho e no globo público.

Método socrático

O filósofo grego Sócrates (469 a.C. – 399 a.C.), principal de Platão e acatado um dos fundadores da ideologia ocidental, iniciou sua viajada filosófica em que época ao viajar o Oráculo de Delfos ouviu de uma de suas sacerdotisas que o episódio de ele não conhecer de modo nenhum o tornava o esposo mais inteligente do mundo. Em todas as ocasiões, Sócrates não emitia nenhuma consignação levemente fazia novas perguntas. Ao andar em largo pública fazia indagações aos cidadãos que naquele lugar passavam sobre assuntos diversos quanto, por escola, política e religião. Tal jeito questionadora despertou o partido de muitos jovens, atraindo diversos discípulos; por outro sentido também conquistou inimigos que temiam que cidadãos críticos e autônomos colocassem em escolho o suportar vigente. Sócrates foi condenado à ruína por intoxicação e faleceu sem conceder de modo nenhum escrito.

A ideologia de Sócrates, causante por produzir naturalidade à prática socrática, tino quanto começo a edificação da participação ao invés da mera divulgação de ideias. No seu tempo a participação se caracterizava quanto um paradigma de comércio, em que lugar os professores (conhecidos quanto sofistas) cobravam por conteúdos e discursos prontos aos quais os alunos eram obrigados a decorar.

Contrário a esse estudo Sócrates tinha fé de que eram os diálogos que favoreciam uma verdadeira conversão de participação, pois transversalmente deles os discípulos conseguiriam retratar sobre suas próprias afirmações e conclusões. Valendo-se da Ironia e da Maiêutica – rudimentos fundamentais em toda a ideia socrática – estimulava seus interlocutores a exporem e defenderem suas opiniões para aí despojá-los de todo engano de conhecer e produzir a participação verdadeiro.

Ao encontrado do dorido presente do termo, no dorido inédito do termo grega a Ironia representa um questionamento em figura de contradita; por outro sentido, a Maiêutica consiste em decomposição de sucessivas respostas para encalço da verdade, estimulando a ideia a torar daquilo que não se conhece. Assim, a comunicação inicia-se pela estabilização de um objetivo e a convite de batalha na estabilização da matéria da discussão. Sobre a estabilização apresentada é feita uma repulsa apoiada em exemplos e solicitada uma notícia estabilização que será recente refutada transversalmente de outro escola e desse modo sucessivamente, em uma sequência para onde sarau apresentadas definições, objeções, contradita e conclusão, levando o colocutor a produzir de si próprio a melhor.

Através da laboração de sua prática, Sócrates deixou quanto patrimônio para a benevolência seu receio em voltar as pessoas mais críticas e responsáveis pelo seu mesmo conhecimento. Deste método a autonomia, construída a largar da autorreflexão, ainda é um ponto atual em suas obras.

A valimento do aproveitamento da dialética socrática notadamente no ensino e na perícia de um método genérico deve-se ao caso de quão não se deve desassossegar levemente com a reprodução e comunicação de seus resultados e conceitos mais proeminentes; uma vez quão a própria constituição da perícia requer a fé de quão questionar sua tradição e sua constituição é tanto importante quão expor seus elementos e equações.

A prática socrática, adiantado pelo filósofo grego Sócrates, tem sido objeto de abordagem e debate há séculos. Sua abordada questionadora e dialógica se concentra no seguimento pela veridicidade, na produção do raciocínio difícil e na edificação do conhecimento. Embora tenha surgido na Grécia Antiga, a prática socrática mantém sua gravidade e praticabilidade na entidade contemporânea.

No situação atual, em quão informações restabelecido fácil acessíveis e a comunhão se dá maiormente por meio digital, a abordada socrática oferece uma recurso valiosa para a edificação de um raciocínio mais sisudo e uma interpretação mais profunda dos problemas e questões quão nos Ao invés de levemente aceitar informações prontas e aceitá-las passivamente, o prática socrático nos incentiva a instar, psicanalisar e dialogar, promovendo um recrutamento arrojado no seguimento de assimilação e na seguimento por soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com