TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nada Naum

Ensaios: Nada Naum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

Conheça os benefícios destes equipamentos e saiba como não errar na escolha de transportadores contínuos de corrente, aéreos de corrente, de correias, de rolos/roletes/rodízios, de corrente embutida, de rosca sem-fim, pneumáticos para pós e granulados e verticais/elevadores pater-noster.

Pela primeira vez, a revista Logweb aborda os transportadores contínuos. Por isso, entrevistou as principais empresas do segmento para destacar as aplicações mais comuns de cada tipo, as novas aplicações, que fatores considerar na hora de instalar/aplicar estes equipamentos, quais os benefícios do uso, quais as conseqüências da escolha errada e as tendências na área.

Transportadores contínuos aéreos de corrente

Os transportadores contínuos aéreos de corrente são comumente utilizados em fábricas, nas linhas de montagem, permitindo um fluxo contínuo e um ritmo na produção. Empresas do setor automobilístico (montadoras e autopeças) são bons exemplos.

Segundo Daniel Mayo, diretor de logística da Linx (Fone: 11 2103.2455), mais recentemente, os transportadores aéreos também se tornaram um aliado importante na movimentação de materiais, auxiliando a alimentação e desalimentação de linhas de montagem nas fábricas. “Em Centros de Distribuição, o transportador aéreo pode ser estratégico na movimentação de produtos acabados”, cita, acrescentando outra aplicação: a criação e gestão de pulmões em linhas de produção ou CD.

Sobre os fatores a considerar para aplicar/instalar este tipo de transportador, Mayo diz que os mais importantes são o layout, o peso e as dimensões da carga transportada.

Um dos principais benefícios do uso dos transportadores contínuos aéreos de corrente, de acordo com o diretor de logística da Linx, está na liberação do chão de fábrica, permitindo a movimentação da carga sem que esta impossibilite o transpasse de máquinas e pessoas. “O transportador aéreo não constitui nenhum tipo de obstáculo físico. Alguns modelos possuem a característica de serem ampliáveis e aceitarem alterações em layout após sua instalação, otimizando, desta forma, o investimento”, expõe.

Mayo conta que em aplicações críticas, como linhas de montagem, a escolha errada do transportador poderá acarretar numa perda de performance, ou seja, o não atingimento do objetivo da produção.

Transportadores contínuos de correias

As aplicações dos transportadores contínuos de correias são inúmeras, de acordo com Cesar Angeletti, diretor da Arbras Máquinas para Engarrafadores (Fone: 54 3289.8800). “Sua versatilidade permite aplicá-los a uma variedade grande de embalagens ou produtos a granel”, diz. Segundo ele, as novas aplicações estão muito associadas à criatividade do projetista e ao espaço disponibilizado, às vezes limitado.

Para Martin Wehr, gerente geral de vendas da Máquinas Condor (Fone: 51 2104.3388), as aplicações mais comuns são no transporte de granéis sólidos, em transporte horizontal e, no máximo, com uma leve inclinação. “As mais recentes aplicações dos transportadores contínuos de correias são no açúcar, que até há pouco tempo era exportado quase que totalmente em sacaria”, conta. De acordo com ele, normalmente são aplicados para distâncias maiores e onde o granel pode ser transportado sem o risco de estar em um ambiente explosivo.

Gilberto Stievano, gerente de contas da Linx, diz que estes equipamentos são utilizados para todos os tipos de produtos estáveis, ao que Daniel del Campo, diretor geral da SSI-Schaefer (Fone: 19 3826.8080), complementa: “são utilizados em todos os setores da indústria, pois podem transportar produtos soltos (unidades) em caixas plásticas ou em caixas de papelão, admitindo vários tamanhos”.

Para aplicar/instalar este tipo de transportador, Stievano, da Linx, aponta a necessidade de considerar os diferentes tipos de volumes a serem transportados ao mesmo tempo. E Angeletti, da Arbras, soma a necessidade de versatilidade nos diferentes produtos a transportar.

Como benefícios dos transportadores contínuos de correia, os entrevistados citam: alto grau de relação custo/benefício, não necessidade de mão-de-obra para o transporte, baixo consumo de energia, longos trechos utilizando um único acionamento, menor custo de compra, grande durabilidade das correias, permitir acomodar o granel sobre a correia sem danos, simples manutenção e a baixo custo.

A escolha errada do transportador, de acordo com Angeletti, da Arbras, significa alto custo de manutenção e interrupções do fluxo dos produtos, muitas vezes críticas. Wehr, da Máquinas Condor, acrescenta que a escolha errada do transportador pode trazer riscos de explosão, bem como aumentar o seu custo operacional. Sobre as tendências, Campo, da SSI-Schaefer, acredita que dependendo do peso a ser transportado, estão surgindo transportadores de correntes plásticas que podem substituir este tipo de transportador, e cita o transportador universal da empresa.

Transportadores contínuos de corrente

Os transportadores contínuos de corrente são aplicados na movimentação de paletes em qualquer tipo de indústria, e também podem ser encontrados em outras versões para movimentação de materiais muito pesados, como toras de madeira. O uso mais comum é em unidades de montagem de componentes. São utilizados para arraste de materiais em ambiente aberto ou fechado, tais como manuseio de bagaço de cana, farinha, etc., com grande capacidade em temperaturas elevadas. Estas são as definições de Carlos Narcizo, gerente técnico comercial da Pricemaq Industrial Comércio Importação e Exportação (Fone: 11 3941.4628), e de del Campo, da SSI-Schaefer.

Sobre os fatores a considerar na aplicação deste tipo de transportador, citam características do produto, condições de operação e montagem, distância a ser percorrida pelos materiais, velocidade necessária, peso dos paletes e obstáculos, como desníveis, giros a 90º, etc.

Como benefícios dos transportadores contínuos de corrente, del Campo, da SSI-Schaefer, expõe economia de compra e simplicidade de manutenção perante, por exemplo, transportadores de roletes.

Entre as conseqüências da escolha errada, Narcizo, da Pricemaq, destaca conviver com o problema eternamente, inclusive com excesso de manutenções corretivas. “De todo tipo, até a parada da operação. Normalmente engarrafamentos e desvios dos paletes, o que resulta em lentidão na operação”, complementa del Campo, da SSI-Schaefer. Ele diz que o transportador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com