TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nazismo e Estalinismo

Seminário: Nazismo e Estalinismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Bom, não precisa de muito para criticar o Nazismo e o Stalinismo:

Stalin: Arquiteto do sistema político Soviético, criou uma poderosa estrutura militar e de policiamento. Mandou prender e deportar opositores, ao mesmo tempo em que fomentava o culto à personalidadecomo arma ideológica.

Stalin dedicou-se, nos anos 30, expulsou toda a oposição políti. extremamente desconfiado, cuidou de tornar desacreditados pela opinião pública todos os que lhe aparentassem ser indesejáveis.

Hitler (Nazismo) Hitler teve todos os poderes às suas mãos e centralizou o governo exclusivamente ao redorde sua figura. O regime implantado demonstrou especial interesse na educação da juventude alemã, que desde a infância era preparada para compor o exército de guerreiros e servir ao Estado em lealdade aos ideais nazistas.

O regime nazista, além de buscar o desenvolvimento bélico, lançou mão para uma série de estudos envolvendo práticas desumanas e antiética, a tentativa de concretizar o projeto de pureza racial trazia o ideal de que a Alemanha estaria mais fortalecida..

1- Qual é a ralação entre o poder e força?

2- Do ponto de vista da legitimidade do poder, compare as monarquias cristas da Idade Media, a monarquia absoluta da modernidade e a dos governos liberais.

3- Explique por que, ao contrario do que comumente se pensa, conflito é inerente à democracia.

4- Quais são as diferenças entre autoritarismo e totalitarismo?

5- Por que a censura é incompatível com democracia?

6- “A violência é sempre dado destruir o podes do cano de uma arma deposta a domina mais eficaz, que resulta na mais perfeita e imediata obediência. O que jamais poderá florescer da violência é o poder.” (Hannah Arendt. Da violência. Brasília: Universidade de Brasília, 1985. p.29). Justifique por que de Hannah Arendt não reconhece poder nos atos violentos.

7- No século XVIII o jurista italiano César Beccaria condenou as penas cruéis e a tortura, abrindo a discussão a respeito dos direitos humanos. Em que medida este tema ainda atual, inclusive em paises que se dizem democrático.

8- Leias a citação e atenda as questões

“o liberal[...] é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com