TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoplatonismo

Resenha: Neoplatonismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  Resenha  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  343 Visualizações

Desenvolvido por Plotino (205/270) no início do século IV, em meio à decadência do Império Romano, o neoplatonismo tornou-se uma das mais importantes correntes filosóficas da época e foi a última contribuição do pensamento grego à filosofia Ocidental.

Convém assinalar que "neoplatônico" não implica somente a retomada do pensamento platônico do século -IV; Plotino fundiu conceitos de Parmênides (c. -515), Platão (-428/-347), Aristóteles (-384/-322) e dos estóicos com idéias místicas de origem oriental. O neopitagorismo, que sobrevivera desde o século -IV como um modo de vida verdadeiramente religioso, também acabou por se fundir com o neoplatonismo.

Os seguidores de Plotino tomariam, posteriormente, diversos caminhos; a doutrina neoplatônica básica estipulava, porém, o abandono do mundo material para que o espírito pudesse unir-se a uma entidade superior, incompreensível e auto-suficiente, o "Uno", que permeava toda a existência. De certa forma, em seu último alento, a Filosofia Grega retornou às origens milesianas, procurando um único princípio em toda a Natureza...

A crescente difusão do cristianismo a partir do século II estabeleceu um confronto entre a fé religiosa e a razão filosófica. O cristianismo, aparentemente, venceu a disputa, já que em 529 o Imperador Justiniano mandou fechar todas as escolas filosóficas não-cristãs; mas o neoplatonismo, através de Boécio (476/525), Santo Agostinho (354/430) e John Scotus Erigena (c. 800/880), notadamente, influenciou a doutrina cristã de forma decisiva e em nossos dias sobrevive[1], ironicamente, no seio de seu antigo inimigo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com