TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corum Badeiro de Borneviu

Por:   •  13/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

GENTRIFICAÇÃO: UMA ANÁLISE DE REVISÃO DE LITERATURA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS 

Mariana Resende Pinto (1), Silvana de Carvalho Silva (2)

INTRODUÇÃO  

A geografia urbana tem como objetivo, entre tantos outros, entender a dinâmica de produção do espaço e as relações que o configuram. Esse artigo propõe-se a analisar, a partir de diferentes autores, as complexas relações entre o emprego do conceito de gentrificação. O termo gentrificação é utilizado basicamente para conotar uma dinâmica urbana social e espacial de interesse de políticas neoliberais de valorização de determinadas áreas especulativas da cidade.

Segundo Braga (2014), o termo gentrificação foi utilizado pela primeira vez em um trabalho realizado pela pesquisadora socióloga Ruth Glass (1964) que teve como objeto a cidade de Londres e suas mudanças espaciais. A complexidade de definir o que exatamente significa vem do fato do tema abranger várias condicionantes que perpassam entre pontos positivos e negativos, porém o que todos os artigos apontam em comum é que a gentrificação não é um fenômeno natural, tão pouco provocado somente por um agente.

“O termo ganhou popularidade após seu uso em trabalhos acadêmicos sobre a temática, acompanhando um fenômeno urbano presente em diversas temporalidades e espacialidades: o deslocamento, processual ou súbito, de residentes e usuários com condições de vida precárias de uma dada rua, mancha urbana ou bairro para outro local para dar lugar à apropriação de residentes e usuários com maior status econômico e cultural”. (BRAGA, 2014).

Atualmente, a gentrificação vem ocorrendo em centros urbanizados em todo o mundo. Por se tratar de um acontecimento que envolve esferas sociais divergentes, o evento é apontado de forma abrangente por estudiosos que contribuem para uma elaboração atualizada do conceito de gentrificação. Como exemplo, Loretta Less (2016), geógrafa urbana e urbanista, conhecida internacionalmente por suas pesquisas sobre gentrificação, regeneração urbana, urbanismo global, política urbana, espaço público urbano, a autora elucida que: "A gentrificação é um processo complexo que envolve mudanças econômicas, sociais e culturais em bairros urbanos, levando à expulsão de moradores de baixa renda e à transformação do espaço urbano para atender aos interesses dos grupos mais ricos e poderosos."

Perante o exposto, enxerga-se como necessário conhecer o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao conceito de gentrificação, onde a partir desse estudo, foi promovida uma revisão sistemática da literatura que buscou responder a seguinte questão geral de pesquisa: o que é a gentrificação?

METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica da literatura, tomando como base artigos de revistas da área de geografia urbana. A busca pelos artigos foi conduzida utilizando o Portal de Periódicos Capes como plataforma de pesquisa e revistas, e os dados obtidos por meio dessa busca foram essenciais para a compreensão de aspectos relevantes no campo estudado. 

Delimitando a análise ao intervalo de tempo do ano de 2012 a 2023, como resultado, verificamos a existência de 333 publicações com menção ao conceito gentrificação, destes, 196 foram revisados por pares. Após o levantamento foram selecionados 4 artigos dentre os quais o tema gentrificação aparece de forma concisa e coerente com o objetivo do artigo. Após a escolha foi feita a leitura com foco em elencar os temas centrais e a metodologia utilizada em cada artigo para buscar compreender a questão da gentrificação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO 

Após a curadoria dos artigos, cujo o trabalho tinha como objetivo definir o processo de gentrificação, foram selecionados quatro trabalhos de revistas distintas. As revistas que publicaram foram as Ateliê Geográfico, Continente, Geusp e Cidades. Em todos os artigos foi constatado que a revisão teórica é o caminho mais utilizado entre os autores e em segundo lugar a análise crítica com base nos referenciais citados, mostrando que o conceito de gentrificação ainda está por ter uma única definição quando o assunto é a configuração dinâmica socioespacial urbana.

O artigo publicado em 2021 pela Revista Ateliê Geográfico de autoria de Álvaro Ferreira tem como título “A gentrificação não é um efeito colateral: complexificando o conceito para revelar objetivos escusos.”. O autor se propõe a rediscutir as definições e o uso da expressão gentrificação e traz uma análise da literatura existente, fazendo uma releitura e demonstrando conceitos relacionados ao tema. O geógrafo identifica algumas dessas lacunas, contradições e discrepâncias nas publicações, a partir daí estabelece uma base sólida para o desenvolvimento de estudos e investigações futuras sobre o tema.

No artigo "O estudo da Gentrificação", da autora Maria Alba Sargatal Bataller, publicado em 2012 pela revista Continente utiliza do método de revisão bibliográfica da literatura, onde a autora discute sobre o fenômeno da gentrificação, demonstrando a ocorrência em diferentes cidades, e como esse processo pode modificar o desenvolvimento urbano.

Publicado em 2017 pela revista Geusp- Espaço e Tempo o artigo intitulado “Gentrificação, preservação patrimonial e turismo: os novos sentidos da paisagem urbana na renovação das cidades”, a autora Maria Tereza Duarte Paes aborda o tema da gentrificação com relação ao processo de renovação dos centros históricos e sítios tombados. Como metodologia a autora utiliza de uma revisão bibliográfica acerca do tema e traz no contexto histórico a partir do século XX como vários movimentos urbanos foram gentrificadores na América Latina

Por fim, o autor Luís Filipe Gonçalves Mendes publica em 2015 um artigo na revista Cidades, que traz como título: “As novas fronteiras da gentrificação na teoria urbana crítica”. O autor traz um texto denso trazendo a questão social no processo de gentrificação totalmente atrelada ao processo do sistema capitalista e do neoliberalismo onde a urbanização é a manifestação espacial da máquina capitalista cujo objetivo é sempre acumular capital. Como metodologia o autor propõe um olhar cartográfico sobre as fronteiras, uma revisão bibliográfica e uma análise crítica de todas as formas com que a gentrificação aparece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (415.4 Kb)   docx (315.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com